Acompanhamentos para o churrasco

    O churrasco é uma paixão nacional, uma refeição que serve como motivo para reunir a família e os amigos ao redor da grelha.  É claro que a picanha, maminha, linguiças e frango são as estrelas, mas o evento fica muito mais interessante com acompanhamentos saborosos e fáceis de preparar.

    Os acompanhamentos mais tradicionais são a farofa, pão de alho, arroz e vinagrete. Mas você pode incrementar o churrasco com patês caseiros de alho ou berinjela, além de vários tipos de molhos (ou “dips”) para mergulhar os pedaços de carne.

    Mesmo que a carne seja a atração principal, é possível grelhar vários vegetais e até frutas como acompanhamento. Abacaxi e banana ficam muito saborosos quando passados pelo calor da churrasqueira. Batata-doce, cará, cebola e abobrinha também ganham novos sabores na grelha.

    É bom usar e abusar das saladas. Saladas coloridas, cheias de folhas frescas, são um acompanhamento excelente para carne, pelo sabor e por ajudar na digestão das carnes. Uma boa salada de frutas é uma boa pedida como sobremesa.

    A farofa é uma companheira inseparável do churrasco, mas é possível inovar esse clássico com muitos ingredientes. Nozes, banana, pinoles, presunto em cubos são alguns exemplos de como acrescentar sabor à farofa. Os pinhões tradicionais de festa junina podem ser cozidos e passados no processador para se tornarem uma farofa muito interessante. O tradicional arroz não precisa ser branquinho – você pode prepará-lo à moda gaúcha, ou o arroz de carreteiro.

    Batatas e mandioca são perfeitos para o churrasco. Batatas assadas, tradicionais ou rústicas, sempre fazem boa presença na mesa ao lado das carnes. E a mandioca frita sequinha é um aperitivo de primeira categoria.

    O churrasco é apreciado de norte a sul do Brasil, mas não precisa se resumir à carne sobre a grelha. O importante é tornar essa refeição ainda mais alegre e variada, com mais atrativos para o paladar – e não apenas para os carnívoros.