5 restaurantes orgânicos no Rio

  A busca pela alimentação saudável é uma preocupação crescente e cotidiana na vida das pessoas. E é justamente nos grandes centros, onde a famosa junk food reinou quase absoluta durante muito tempo, que mais e mais pessoas estão dando maior atenção à procedência da comida, buscando incorporar ao seu cotidiano uma dieta mais balanceada, com alimentos com baixo colesterol e maior variedade de saladas e opções leves. No Rio de Janeiro, há muitas boas opções de restaurantes orgânicos. Selecionamos cinco deles para você, carioca ou turista, experimentar.

1 - Universo Orgânico - O cardápio do restaurante oferece, além das opções orgânicas, a culinária raw food (alimentação viva baseada em alimentos crus, frescos, orgânicos, sazonais e secos; hidratados – como hortaliças e vegetais; castanhas e sementes). O patê de macadâmia com alho poró de entrada e as sobremesas à base de frutas são um dos chamarizes da casa. Endereço: Rua Conde de Bernadote, 26 – Lojas 105 e 106 – Leblon. Saiba mais.

2 - Pomar Orgânico - Inaugurado no início de 2013, tem como sócios os atores Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini. No comando dos pratos está a chef Andrea Henrique, especialista em cozinha inteligente e detox. Além do menu, a decoração inspirada nas feiras livres, com um ar rústico, deixa o espaço ainda mais charmoso. O restaurante tem luz natural, muitas árvores ao redor e uma varanda bem gostosa. Todos os produtos utilizados são orgânicos, sem aditivos químicos, corantes, conservantes ou qualquer substância que possa agredir o organismo. No cardápio vem sinalizado o que é vegetariano, vegano, se contém glúten, lactose ou ovos. Endereço: Estrada da Barra, 1636 Bloco C Loja A - Shopping Itanhangá Center. Saiba mais.

3 - Prana Vegetariano - Bem próximo da estação do Trem do Corcovado, o espaço pequeno e simples do restaurante torna o local mais aconchegante para os visitantes e moradores do bairro Cosme Velho. Às sextas-feiras serve feijoada vegetariana, feita com feijão-azuki e tofu defumado, e guarnecida de arroz integral, farofinha de castanhas e banana, couve e molho. Como alternativa, serve um baião de dois com queijo de coalho e palmito pupunha defumado, ladeado por torta de milho verde, creme de batata-baroa, pico de galo (um molho vinagrete) e agrião. Endereço: Rua Ererê, 11-D, Praça São Judas Tadeu, Cosme VelhoSaiba mais.

4 - Bio Carioca - O cardápio tem várias opções de entradas, sopas, saladas, massas, risotos, omeletes, sanduíches e sobremesas.  O risoto de cogumelos ou de tomate fresco com açafrão é bem famoso, assim como a omelete de tomate e manjericão. Há também sanduíches como o de ricota temperada com cenoura, tomate e salada orgânica. Entre as sobremesas, a torta de goiabada com queijo é uma boa pedida. Endereço: Rua Xavier da Silveira, 28 – Copacabana. Saiba mais.

5 - Vegetariano Social Clube - O menu variado contempla risoto de quinoa com legumes e creme de tofu, feijoada vegana, sanduíche de tempeh com maionese de tofu no pão indiano, além de pizzas.  Sem qualquer derivado de animal, a casa serve buffet no almoço de segunda a sábado, feijoada aos domingos e jantar à la carte de segunda a sábado. Endereço: Rua Conde Bernadotte, 26 - loja L – Leblon. Mais informações. Saiba mais.