5 receitas para o café da manhã saudável

  Começar o dia com uma refeição balanceada, com alimentos saudáveis e nutritivos é o primeiro passo para ter energia durante o restante da jornada. Pensando nisso, consultamos a nutricionista e diretora da clínica Atual Nutrição, Cátia Medeiros.  Anote algumas de suas sugestões de refeições matinais e delicie-se com pães, saladas de frutas e cereais.

  • Pão integral com requeijão e um suco de fruta, sem coar e sem adição de açúcar e uma xícara de café. O pão entra como fonte energética e, na versão integral, reforça o consumo de fibras que, junto com o requeijão -que é uma fonte proteica - mantém a saciedade por mais tempo e retarda o esvaziamento gástrico. O suco natural auxilia na hidratação e é ótima fonte de vitaminas. O café é antioxidante e estimulante que, se consumido em moderação, pode ser interessante para a saúde.
     
  • Iogurte natural com mel e uma fruta picada com granola e uma xícara de chá verde. O iogurte é uma fonte proteica e, se adoçado com mel, ajuda no consumo energético de vitaminas e minerais. A fruta in natura apresenta maior concentração de fibras, além de vitaminas e minerais e, junto à granola, dará maior sensação de saciedade prolongada. O chá verde é um excelente antioxidante.
     
  • Tapioca feita com goma de mandioca e semente de chia e queijo branco com um copo de suco de frutas natural, sem açúcar e sem coar, e uma xícara de café. A tapioca entra em substituição ao pão e ajuda na função intestinal, no controle do colesterol e na saciedade. Acompanhado da fonte proteica, que é o queijo, dará reforço na saciedade e auxiliará no consumo de cálcio.
     
  • Vitamina feita com iogurte natural e mais duas opções de frutas com farelo de aveia e café. A vitamina feita com iogurte, fruta e aveia dá reforço no consumo de proteína e é boa para a saúde intestinal (por conter fibras e minerais).
     
  • Mingau de leite com aveia, canela e banana e café ou chá verde. Assim como a vitamina, o mingau também poderá ser feito com leite vegetal (para os alérgicos ou intolerantes a lactose). É uma forma de variar o consumo da fonte proteica que, neste caso, é o leite, acompanhado de fonte de fibras, vitaminas e minerais. O café ou chá verde são boas opções antioxidantes, sendo o chá verde interessante para o cuidado cardíaco e controle de colesterol.

Evite pular essa refeição tão importante do dia. Esse momento serve também para refletir sobre as atividades que estão por vir nas horas seguintes.

Gostou das dicas? Encontre as principais padarias de São Paulo clicando aqui e do Rio de Janeiro aqui! Em outra região clique aqui!