5 bares com cerveja artesanal em São Paulo

 Com uma das melhores vidas noturnas do mundo, a capital paulista passou por um boom de cervejarias artesanais e rótulos importados e nacionais ao longo dos últimos anos. Esse novo conceito de consumir a “loura estupidamente gelada” é aposta de muitas lojas especializadas ou brewpubs (bares que produzem a própria cerveja).

Além de ampliar o mercado de cervejas produzidas em escala ou de forma mais artesanal, esses locais dão ao amante da cerveja a oportunidade de degustar bebidas especiais e de alto padrão de qualidade. Veja uma seleção com cinco opções para visitar e experimentar variados tipos de fabricação e sabores de cerveja em São Paulo.

  1. Cervejaria Karavelle - A degustação é servida em uma régua com seis tipos da bebida. “São dispostas na versão chope em copos de 50 ml e na ordem certa para que não alterem o paladar e prejudique a degustação”, explica Daniel Viccari, cervejeiro do Brewpub da Karavelle. A casa também disponibiliza degustações guiadas por um beer sommelier, em eventos exclusivos e fechados. Veja o endereço!

  1. Cervejaria Nacional - Na fábrica-bar em Pinheiros, os amantes da bebida consomem os cinco estilos: Domina - Weiss, Y-iara Pilsen, Mula IPA, Kurupira Ale e Sa´Si Stout em copos de 120 ml. O valor é fixo: R$ 35. A cervejaria ainda oferece jantares harmonizados e palestras sobre a fabricação das cervejas. Veja o endereço!

  1. Empório Abbatepietro - A loja localizada na Vila Leopoldina, na zona Oeste da capital, possui rótulos como Witbier, Porter, Pale Ale, Ipa e Larger. As cervejas podem ser consumidas no local ou serem levadas para casa em garrafas. O casal proprietário Renata Abbatepietro e Rafael Crepaldi também organizam eventos específicos para degustação, que contemplam explicações da harmonização da bebida com diferentes petiscos e pratos. Veja o endereço!

  1. Empório Alto de Pinheiros - O espaço é abarrotado de rótulos de cervejas distribuídas nas prateleiras e geladeiras, com destaque para a larger Wäls EAP. No balcão, ficam 33 torneiras de chope. Os apreciadores podem experimentar 34 tipos de chopes, servidos em copos de 150 ml. Por lá também é possível acompanhar lançamentos de cervejas, importadas e nacionais, com novos rótulos. Também dá para participar do "Tap Takeover" - quando várias torneiras de chope servem cervejas da mesma cervejaria ou do mesmo estilo. E quem disse que é só cerveja? Há ainda oportunidade para apreciar sorvete com cerveja, mostarda com cerveja, geleia com cerveja e panetone com cerveja.  Veja o endereço!

  2. Frangó - Referência na botecagem paulistana, o tradicional bar da zona Norte possui carta com 11 degustações permanentes e 450 rótulos de cervejas. Segundo Fabiano Belluci, relações públicas do bar, as degustações são oferecidas em diversos estilos ou de forma segmentada: só com bebidas escuras, claras, trapistas ou de trigo, por exemplo. Quem preferir, também pode experimentar cervejas artesanais. Veja o endereço!

Ficou com vontade? Então corra para experimentar. Ah, mas vá de táxi porque a combinação bebida e direção não pega nada bem.