3 receitas deliciosas para o Dia dos Pais

  No domingo, Dia dos Pais, que tal ir para a cozinha e fazer um almoço caprichado para aquele que a gente tanto ama? Escolhemos três receitas fáceis e práticas para facilitar a vida de quem não tem muita prática na cozinha. E se você já é bom no forno e fogão, certamente vai amar as dicas abaixo.

 

Costelinha de porco no mel

1 quilo de costelinha de porco

½ xícara (chá) de mel (pode ser glucose de milho)

½ xícara (chá) de molho de soja

3 dentes de alho inteiros

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

½ colher (sopa) de alecrim fresco (não moer, nem cortar)

½ xícara de vinagre de vinho tinto

sal e pimenta a gosto

Limpar, lavar as costelas e deixar pelo menos uma hora no limão e sal. Passar para a assadeira e por o molho por cima.

Molho: Colocar num refratário o mel, o molho de soja, misturar bem e ir colocando o açúcar mascavo, o vinagre, pouco sal e pimenta (se gostar) e misturar bem. Numa assadeira (sem besuntar) colocar as costelas, com a parte da carne para baixo. Por o alho entre as costelas. Por cima jogar o molho e os galhos de alecrim.

Antes de levar ao forno deixar neste molho por uma hora.

Forno alto por cerca de 20 minutos. Tirar do forno, virar a carne para cima, voltar ao forno alto até ficar dourada. Se quiser cozinhar batatas, passar pelo molho e levar a mesa. Colocar as batatas em volta da costelinha.

 

Cuscuz de Camarão e Sardinha

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

1 lata de sardinha

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

500 gramas de camarão médios

2 colheres (chá) de sal

1 pimenta dedo de moça picada

1 litro de água

meia xícara (chá) de farinha de milho amarela flocada

3 colheres (sopa) de salsinha picada

óleo para untar

Para decorar:

ovos cozidos e cortados em rodela

rodelas de tomate

2 filés de sardinha

salsinha picada

pimentão vermelho (para quem gosta)

Preparo: Unte uma forma de furo central média. Reserve 2 filés de sardinha e pique o restante. Decore o fundo e a lateral da forma com salsinha, ovos cozidos, rodelas de tomate, pimentão em tiras e os filés de sardinha reservados. Reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo e o óleo da sardinha. Refogue a cebola e o alho.

Junte o camarão, a sardinha picada e refogue até cozinhar. Junte o sal, a pimenta, a água, o extrato de tomate e espere ferver. Acrescente aos poucos a farinha de milho e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até que a farinha esteja cozida e a massa se desprenda do fundo da panela. Junte a salsinha e misture. Espalhe a massa do cuscuz na forma reservada com o auxílio de uma colher. Deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida. Dica: a farinha de milho flocada deixará uma consistência mais cremosa ao cuscuz.

 

Salmão delicioso

Deixe o salmão marinar no vinho branco por meia hora. Forre uma forma com papel alumínio, coloque um pouco de azeite e forre com alho poró. Coloque o salmão por cima e salgue um pouco. Faça um vinagrete com tomate picado, cebola, um pouco de alho e azeite. Coloque em cima, feche o papel alumínio e coloque no forno.

Com essas dicas temos certeza que você irá derreter o coração de seu pai. Prepare tudo com amor e carinho, pois ele merece.