3 receitas com azeite para o Natal

A época de Natal é propícia a receitas diferenciadas. Não que os tradicionais peru e rabanada percam o título de preferidos na ceia da festa, mas variar está ficando cada vez mais interessante e imprescindível.  Que tal usar um produto tradicional, o azeite, mais usado como tempero para melhorar o gosto ou aroma de um prato, no preparo de massas, peixes, saladas e carnes, bem como proporcionar benefícios à saúde?

Para quem está se preparando para a ceia, seguem três sugestões de receitas indicadas por Iris Jönck, proprietária do Empório Rua do Alecrim, primeira loja especializada em azeites de São Paulo. Da entrada à sobremesa, o azeite não é só um coadjuvante, mas parte essencial ou principal do prato.

 

LEGUMES CONFITADOS COM AZEITE

Confit é a técnica de cozimento em fogo muito baixo para preservar as características e consistência dos alimentos. Ideal para manter as qualidades de aroma e sabor do azeite. Rende seis porções.

Ingredientes:

200 gramas de tomate cereja ou tomatinho italiano

2 berinjelas cortadas em cubos

2 abobrinhas cortadas em cubos

1 cebola pequena picada

4 dentes de alho fatiados

150 ml de azeite extra virgem

Ervas a gosto: tomilho, alecrim, manjericão, louro etc.

Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno por 15 minutos. Em uma assadeira (vidro) coloque todos os legumes e adicione o azeite e temperos. Mexa bem como se temperasse uma salada. Leve a assadeira ao forno por aproximadamente uma hora em baixa temperatura (180ºC). Sirva como acompanhamento de carnes ou pescados ou ainda como base para massas e bruschettas. Depois de guardado em geladeira, pode ser servido frio como salada ou antepasto.

 

ESPAGUETE COM COGUMELOS E ERVAS PUXADO NO AZEITE

Duas porções

Ingredientes:

250 gramas de espaguete (ou linguine) de grano duro

100 gramas de cogumelos cortados em fatias longas: Paris, shitake ou shimeji (desprendido à mão)

½ pimentão vermelho picado

½ cabeça de alho cortada em fatias mais grossas

½ xícara de azeite extra virgem

Ervas provençais a escolha: tomilho, manjericão, manjerona, orégano ou salvia

Sal, pimenta e queijo ralado a gosto

Modo de Preparo

Leve a massa em água e evite cozimento excessivo para que firme. Cinco minutos antes de escorrer, coloque o azeite refoge em uma frigideira refratária larga o pimentão em fogo baixo. No momento de retirar a massa da água, adicione o alho, os cogumelos, o sal e apimenta ao refogado. Não deixe passar mais de um minuto. Leve a massa à frigideira, misture bem e adicione todas as ervas por cima. Finalize com mais um fio de azeite fresco para despertar o aroma e adicione queijo ralado no prato.

 

MOUSSE DE CHOCOLATE COM AZEITE

Oito a dez porções

Ingredientes

300 gramas de chocolate meio-amargo

8 ovos grandes, separados

¾ xícara de chá de açúcar

½ xícara de chá de azeite de oliva extra virgem suave

Opcional: duas colheres sopa de brandy ou vinho do porto

Modo de Preparo

Derreter o chocolate em banho Maria. Deixar esfriar. Bater as gemas com ½ xícara de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Entrar com o azeite, o brandy e o chocolate derretido. Misturar bem. Bater as claras em neve. Entrar com o restante do açúcar e bater mais até formar picos firmes. Incorporar a clara em neve à mistura de chocolate. Levar para refrigerar por 24 horas antes de consumir.

Diferente, não é? Temos certeza que sua ceia será um sucesso com essas dicas. Experimente.