10 dicas para curar a ressaca

A ressaca é um dos piores sintomas do abuso de álcool. Como o fígado trabalha em dobro durante a ingestão de bebida, ele demora a voltar ao normal e, por esse motivo, todo o metabolismo sofre alterações. Mas será que é possível evitar, ou ao menos diminuir, os efeitos da ressaca?

Leia a seguir 10 dicas que podem atenuar o tão indesejado incômodo:

  1. O álcool libera toxina responsável pelas dores de cabeça e náuseas. Então, quando esse sintoma chegar, o melhor é ingerir alguns alimentos como ovos, cebola, pimenta e brócolis, que possuem substância que elimina essa toxina, aliviando o mal estar.
  2. Ao beber, o corpo elimina muito potássio. Sendo assim, outra dica é consumir banana que, além de ter alto índice dessa vitamina, apresenta alto teor de frutose (açúcar natural), o que acelera o processamento do álcool pelo organismo.
  3. Algumas pessoas sugerem café forte e amargo depois de uma noite de bebedeira. Errado. O café desidrata. As melhores opções são água, chá e isotônicos porque limpam, hidratam e repõem o líquido perdido.  
  4. Outra dica é tomar banho com água morna ou fria para ativar a circulação e o álcool sair mais rapidamente do corpo.
  5. Ficar de estômago vazio não ajuda a melhorar; mas também não precisa comer uma feijoada... Prefira alimentos leves, como bolachas de água e sal, que elevam o nível de glicose no sangue e são facilmente digeridas.
  6. Outra boa pedida é o aspargo. Pesquisa da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia, demonstrou que os aminoácidos presentes em sua composição protegem as células do fígado contra a toxicidade do álcool.
  7. Aposte também nas frutas, que ajudam o organismo a metabolizar o álcool que sobrou no corpo.
  8. Se puder voltar a dormir, não pense duas vezes. É provável que você acorde um pouco melhor.
  9. O exercício físico também pode ajudar na recuperação da ressaca. Os movimentos fazem com que o sangue circule mais rápido no organismo e acelere a eliminação da toxina.
  10. Esqueça aquela história de que para acabar com a ressaca é preciso tomar outra dose da bebida. Seu organismo precisa de, pelo menos, 48 horas para se recuperar.

Se os sintomas forem fortes tome um analgésico, mas lembre-se que o ácido acetilsalicílico pode causar irritação gástrica e, daí, piorar a situação.

Curtiu as dicas? Pronto para mais uma?

Encontre no iLocal os principais bares de São Paulo e do Rio de JaneiroSe estiver em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal :)