Tampos de pia exigem mais que beleza

  Escolher o material para ser usado no tampo da pia da cozinha ou do banheiro é uma decisão que envolve não apenas a capacidade da peça para mudar o ambiente, mas também a resistência, durabilidade e praticidade de limpeza que o material oferece. 
  Por isso, fomos perguntar à arquiteta Selma de Sá Moreira, do Studio Sá Arquitetura e Interiores, quais as melhores opções para diferentes ambientes. Veja o que ela diz:

  • Granitos - mais indicado para pias de cozinha e de banheiro. O granito é um material com custo mais econômico e nas opções mais claras se apresenta mais pintado, enquanto os mais escuros são mais homogêneos. Por esse motivo, a profissional diz que os arquitetos acabam especificando esse material para espaços menos nobres como lavanderias ou áreas com bastante gordura, como a cozinha e a churrasqueira externa.
  • Silestones e quartztones - O granito hoje compete na pia da cozinha com materiais mais modernos como os silestones e os quartztones, que são sintéticos, têm aparência moderna, limpa e homogênea. Além disso, não mancham e têm ação antibactericida, permitindo o corte de alimentos sobre a pedra sem a preocupação de contaminação, manchas e riscos. 
  • Mármores -  Por serem materiais naturais e mais delicados, acabam sendo especificados para lavatórios de banheiros e para tampos de mesas e aparadores. De acordo com Selma, os silestones também são indicados para os banheiros, inclusive em projetos mais modernistas. Contudo, os mármores ainda são a grande preferência por conta de sua aparência mais sofisticada, acabamento, cores e por propiciar visual mais decorativo e nobre aos ambientes.

  Antes da escolha definitiva, converse com profissionais especializados a fim de garantir uma compra com qualidade e beleza, ajustada às necessidades do local.