Esquentou? Escolha bem o ar condicionado

Ar condicionado é conforto, porém, mal escolhido ou mal utilizado pode elevar bastante o gasto com energia elétrica. Para evitar esse problema, siga as recomendações de Thiago Tinoco, técnico da associação de consumidores Proteste.

Inicialmente, ele explica que é preciso escolher qual o tipo do aparelho. Atualmente, existem os seguintes à disposição no mercado:

  • Janela (ou parede): os mais comuns e mais baratos. Refrigeram bem um cômodo, mas são mais barulhentos;
  • Split: mais caros, porém mais silenciosos;
  • Multi Split: mais caros que os split convencionais, podem refrigerar vários ambientes ao mesmo tempo;

Portáteis:  caros e periodicamente é preciso esvaziar a água que se acumula no reservatório. Pode, no entanto, ser opção para quem não pode alterar a fachada da residência.

Feita essa escolha deve-se medir a área a ser refrigerada, para então calcular a potência do aparelho. Em linhas gerais, quanto maior a área, maior deve ser a potência. "Mas fatores como a quantidade de usuários do ambiente, de equipamentos eletrônicos geradores de calor - como TVs e computadores - e incidência de luz solar podem influir nesse cálculo", destaca. Para um cálculo mais geral da potência pode-se utilizar a tabela disponível clicando aqui.

Definido o tipo de aparelho e dimensionada sua potência, siga essas outras recomendações de Thiago Tinoco:

  1. Os aparelhos devem trazer o selo Procel, indicador de sua eficiência energética. As selos apresentam desde a letra A  - que designa maior eficiência - até E, que indica o aparelho menos eficiente energeticamente.
  2. Disponível em equipamentos do gênero split, a tecnologia denominada inverter pode reduzir o consumo de energia em até 60%. Tem, porém, preço superior ao de um equipamento split convencional.
  3. Os aparelhos devem ser instalados na parte superior do ambiente, sem nada colocado a sua frente. A unidade externa dos modelos split deve ficar em local com boa circulação de ar, de preferência com pouca incidência solar. Nos aparelhos do tipo Janela nada deve ser encostado também nas laterais.
  4. Mantenha portas e janelas fechadas quando o ar estiver funcionando; se for se ausentar por mais de algumas poucas horas, desligue o aparelho.
  5. Para quem tem ar condicionado no quarto, aparelhos com timer - comandados por controle remoto - desligam o equipamento após uma quantidade de horas determinada pelo usuário.
  6. Manter as telas do aparelho sempre limpas não é importante apenas para proteger a saúde dos frequentadores do ambiente: ajuda também a reduzir o consumo de energia.

Escolhendo corretamente seu ar condicionado, você não apenas terá um ambiente mais agradável por um custo menor: também minimizará os impactos ambientais inevitáveis em qualquer equipamento.