Deixe sua cozinha funcional e organizada

A cada dia, as construtoras entregam apartamentos ou casas com a cozinha mais compacta. Com o espaço reduzido, se faz necessário pensar em maneiras de deixar esse cômodo mais organizado e funcional para que móveis em lugares errados não dificultem a permanência nesse ambiente.

Nesse caso, os móveis planejados podem ser excelente ideia para aproveitar todo o espaço, facilitando o armazenamento de todos os itens para se ter uma cozinha ideal.

Separamos algumas dicas da arquiteta e design de interiores Regina Claudia Galletti, de São Paulo, para você dar a repaginada que a sua cozinha merece.

1. Organização

  • Em primeiro lugar é necessário setorizar a cozinha. Por exemplo, o que vai ser usado para cozinhar precisa ficar próximo ao fogão. Panelas, assadeiras e utensílios devem ficar acessíveis para serem pegos a qualquer momento.  Pratos, copos e talheres podem ficar em outro armário. “Ao setorizar a cozinha você organiza o fluxo e com isso seu dia a dia também”, reforça Regina.

2. Padronização

  • Padronize potes e vidros. Assim as prateleiras ficam mais organizadas.
  • Tente colocar prateleiras reguláveis, daquelas que você pode mexer na altura. Afinal de contas, nem tudo precisa ter a mesma altura na cozinha. Por exemplo, as xícaras de café não têm a mesma necessidade de altura do que os copos de cerveja.
  •  O uso de aramados organizadores e ganchos ajuda muito para deixar a cozinha mais moderna e prática. Dentre as opções, uma boa dica é escolher acessórios para colocar rolo de toalha de papel, papel alumínio, conchas e escumadeiras. Há também as opções em formato de gavetas para porta temperos. Outra possibilidade é colocar o aramado dentro do armário sobre a pia com o escorredor de pratos. Assim ninguém vê a louça em cima da pia e ela seca sozinha.

3. Iluminação

  • Quanto à iluminação, a cozinha é um local que deve ser muito bem iluminado. Afinal de contas, você não vai querer comer ou servir uma salada mal lavada, não é? Hoje, temos no mercado algumas luminárias de placa de Led que são excelentes, econômicas e muito eficientes para iluminar a cozinha.

Agora, é só prestar atenção aos pequenos detalhes e dar nova vida a sua cozinha. Afinal, é ali que as melhores conversas acontecem, não é mesmo?