Decore um apartamento pequeno com estilo

  Apartamentos menores viraram tendência em grandes centros urbanos. Além da valorização do metro quadrado, a falta de espaço para construções criou uma nova realidade. É preciso muita criatividade e inteligência na hora de decorar ambientes que podem variar de 30 a 40 metros quadrados.

    A arquiteta Regina Claudia Galletti, proprietária da Pro Strues Arquitetura, dá dicas valiosas de decoração para que cada cantinho seja valorizado e aproveitado de modo que os moradores tenham a sensação de estar em espaços maiores e confortáveis. Segundo ela, um projeto de decoração específico para esses espaços deve levar em consideração tudo que realmente é essencial. Por isso indica como exemplo camas que são baús na parte inferior, armários que escondem máquinas de lavar roupa, espelhos de correr no banheiro, com espessura de 13 cm, onde se organiza todos os objetos dermatológicos e de higiene pessoal, entre outras saídas práticas para espaços compactos.  

    Acompanhe algumas dicas para tornar seu cantinho ainda mais especial.

Integração de espaços: Excluir paredes e divisórias pode ser ótima ideia para otimizar espaços. Um projeto bem pensado pode garantir que, em poucos metros quadrados, se crie sala, quarto e cozinha aconchegantes e funcionais.

Cores: O uso de cores claras aliadas à iluminação ajuda muito a dar amplitude aos ambientes. Quanto mais claro o cômodo, maior será a sensação de espaço.

Espelhos: Os espelhos, quando bem colocados, ajudam a multiplicar o cômodo.

Móveis: Evite o excesso de peças como poltronas e sofás. O lema “menos é mais” vale muito para esses espaços, lembra a arquiteta. É preferível um único sofá, que até pode virar cama com a vinda de visitas, do que entulhar a sala e perder mais espaço. Antes de decidir a mobília, atente para a profundidade de móveis e estofados. Existem boas opções de produtos com profundidade menor e que não representam perda de conforto ou funcionalidade. “Sofás e poltronas são encontrados facilmente com estas características”, reforça. Peças para despensa ou armário para guardar material de limpeza podem ser menos profundos, facilitando a organização dos produtos e a visualização mais rápida.