Como limpar e cuidar de portas de madeira

Que as portas de madeira são lindas e ideais para conferir um ar de nobreza aos ambientes, todo mundo sabe. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que para manter essa beleza é preciso adotar cuidados constantes e uma manutenção periódica das estruturas de madeira.

Apesar de serem resistentes, as portas de madeira podem ficar expostas a diversos tipos de danos, seja por causa da ação do tempo, da umidade, da forma de uso e manuseio da estrutura no dia a dia ou do ataque de insetos. Por isso, vale contar com o suporte de profissionais para definir uma agenda de procedimentos de manutenção.

Os principais cuidados com essas portas estão relacionados à limpeza diária, ao tratamento da madeira e à repintura da estrutura. Partindo dos cuidados mais básicos, é importante falar sobre a limpeza do cotidiano, aquela realizada diariamente, semanalmente ou sempre que a porta de madeira apresentar um acúmulo considerável de poeira. A limpeza é bem simples e deve ser realizada com materiais apropriados, como apresentaremos na lista de dicas abaixo!

Dicas para a limpeza de portas de madeira

1 – Antes de adotar o procedimento de limpeza mais adequado, é preciso entender o ambiente e os fatores externos aos quais a porta está exposta todos os dias. Portas externas e que fiquem em contato com o sol e a chuva precisam de tratamentos especiais, mas isso vamos apresentar mais adiante.

Inicialmente, a preocupação do proprietário de portas de madeira deve ser com a higienização básica, que precisa ser feita com um pano seco, flanela seca ou uma escova com pelos macios. Não é recomendado utilizar nenhum tipo de produto químico na limpeza diária das portas de madeira, principalmente se ela for uma porta envernizada.

2 – Nunca empregue produtos com álcool ou solventes nas portas de madeira, e também evite o contato da estrutura com qualquer tipo de abrasivo. Isso irá evitar riscos e danos mais profundos ao material.

Dicas de manutenção para as portas de madeira

Para a fase de manutenção das portas de madeira, é preciso adotar um cronograma de ações, que podem ser desenvolvidas ao longo do ano ou sempre que for necessário e conveniente. Confira algumas recomendações importantes:

1 – Evite ao máximo molhar a madeira da porta. A água pode prejudicar a estrutura e deixá-la com um aspecto desgastado e mal-cuidado.

2 – Portas com pintura laqueada precisam ser limpas no dia a dia com um pano levemente umedecido e, em seguida, devem passar pelo processo de secagem com uma flanela. Não empregue, de forma alguma, produtos ácidos nesse tipo de madeira.

3 – A manutenção das portas de madeira precisa ser periódica para conservar as características de durabilidade da matéria-prima. Para evitar danos estruturais como rachaduras ou ressecamentos da madeira, é importante que as portas passem por uma impermeabilização. Esse procedimento deve ser feito antes mesmo da pintura. O uso de seladores fecha os poros da madeira e conserva o material por mais tempo.

4 – Na manutenção da pintura, atividade que deve ser realizada com a periodicidade de 2 anos para portas que sofrem baixa exposição aos fatores externos, e a cada seis meses para portas expostas e sem proteção, é importante contar com o apoio de um pintor profissional, que fará o lixamento e o correto passo a passo para renovar a pintura.

5 – Um comportamento que ajuda a evitar danos às portas de madeira é adotar no dia a dia um comportamento preventivo, como reduzir, ao máximo, a ocorrência de batidas bruscas e fortes nas portas. Abrir e fechar a porta com cuidado e delicadeza evitará que a madeira sofra com afundamentos e marcas que prejudicam sua qualidade estética.

6 – Mais uma vez, vale reforçar que a limpeza das portas de madeira só deve ser feita com flanelas e produtos específicos para essa matéria-prima. Pode ser indicado conversar com especialistas e vendedores de lojas segmentadas para artigos de madeira, a fim de encontrar os produtos perfeitos.

7 – A porta de madeira deve ser pensada de forma integral e, por isso, também é importante se preocupar com a manutenção e conservação das fechaduras e dobradiças que a compõem. Aproveite os cuidados preventivos e lubrifique essas estruturas metálicas com grafite em pó.

Valorizando os ambientes com portas de madeira

Ao adotar todos os cuidados necessários com as portas de madeira, é certo que o proprietário terá em sua residência ou empresa ambientes realmente diferenciados, com um padrão estético clássico e bastante qualificado, que vem sendo cada vez mais valorizado nos projetos de importantes arquitetos no mundo inteiro.

Para que os cômodos com portas de madeira se tornem verdadeiras referências de bom gosto e estilo, opte por madeiras diversificadas e com origem em áreas de reflorestamento. Assim, você ganha beleza em sua decoração, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação das florestas nacionais!