Como instalar portas de alumínio

As portas de alumínio ganharam muito espaço no mercado brasileiro por conta de seu custo acessível, qualidade estética, resistência, durabilidade e qualidade estrutural. Esse tipo de esquadria garante um toque de elegância para ambientes internos e externos e pode ser usado em vários tipos de condições, inclusive em lugares sujeitos à exposição à maresia.

As principais qualidades do alumínio, quando usado para a confecção de portas e outras esquadrias, são: maior nível de segurança, durabilidade, acabamentos variados, pintura protetiva com perfil eletrostático, pode ser pintado de diferentes cores, entre outras. Na hora de comprar a porta de alumínio ideal, vale considerar as características do ambiente e escolher uma marca que seja de confiança, boa procedência e que siga as normas técnicas estipuladas pelos órgãos brasileiros.

Por que escolher o alumínio?

O alumínio é um material repleto de qualidades e, por isso, é amplamente empregado para a confecção de esquadrias e outros itens com os quais temos contato no dia a dia. As linhas de portas de alumínio são ótimas para quem busca elegância, versatilidade e ampla vida útil em um mesmo material. Além disso, o alumínio é leve, fácil de ser manuseado e tem qualidade e durabilidade superiores, quando comparado a outros tipos de matérias-primas encontradas no mercado.

A recomendação na hora de comprar uma porta de alumínio é encontrar um distribuidor que trabalhe com esquadrias de alto padrão e que, de preferência, recebam uma pintura eletrostática para ampliar ainda mais a durabilidade e a resistência do material.

Características das portas de alumínio

As portas de alumínio garantem sempre um ótimo custo-benefício, pois são fáceis de instalar, exigem pouca manutenção ao longo do tempo, podem ser encontradas com diversos perfis e cores. Esse tipo de esquadria geralmente passa por um tratamento especial antes de seguir para o mercado, no qual recebe uma camada de óxido de alumínio, a fim de proteger a estrutura contra fatores externos, como a corrosão. Em outros casos, é realizada a pintura eletrostática a pó, que também garante um acabamento mais resistente à superfície do alumínio.

Os modelos de portas de alumínio também são os mais diversificados possíveis. Existem portas com basculante e sem basculante, portas com grades, portas-balcão, entre outras. A maior parte dos modelos oferece excelente passagem de luz e boas condições de ventilação para o ambiente, tudo isso sem deixar de lado a segurança e a privacidade dos cômodos.  

As portas de alumínio são ideais para a instalação em cozinhas, áreas de serviço, banheiros, corredores, áreas externas, varandas, sacadas e outros espaços. Os modelos do tipo balcão também são muito usados em dormitórios e salas.

A leveza do alumínio torna a instalação muito prática, e o perfil resistente do material oferece boa durabilidade mesmo quando a estrutura passa por contato com água, chuva e raios solares. Por isso mesmo, é muito comum encontrar as esquadrias de alumínio em ambientes externos.

Dicas para a instalação de portas de alumínio

A instalação da porta de alumínio vai depender diretamente do modelo escolhido, seja ele de abrir, de correr ou balcão. De uma forma geral, todos os tipos de portas de alumínio têm uma instalação mais fácil, se comparada a outros tipos e perfis de portas. Contudo, mesmo sendo mais simples, é recomendado que esse tipo de trabalho seja realizado por um instalador experiente e comprometido. Se a porta de alumínio for de correr, por exemplo, é fundamental que os trilhos sejam bem instalados no piso.

Para instalar as portas de alumínio, algumas ferramentas e procedimentos são indispensáveis. Confira:

1 – É importante que o instalador tenha ferramentas de boa qualidade e parafusos adequados. As dobradiças também devem ser apropriadas, a fim de oferecerem a melhor sustentação possível para a porta.

2 – A abertura onde a porta será instalada precisa ter, pelo menos, 3 centímetros de vão a mais em cada um dos lados, para que o encaixe da porta aconteça sem problemas. No geral, a porta é fixada com massa feita de cimento, água, areia e cal.

3 – Alguns materiais essenciais são: pregos, trena, lápis para marcações, espátula, óculos de proteção, luvas, desempenadeira, talhadeira, caixa de massa, martelo, entre outros. Durante o procedimento de instalação, a base da porta deve ficar bem nivelada e as marcações devem ser realizadas na posição correta.

4 – A massa de fixação da esquadria deve sempre ficar homogênea. Essa massa deve ser aplicada na base, para receber o encaixe da porta. O assentamento é uma das fases mais importantes desse processo e, por isso, exige extremo cuidado. Ao final do processo, é importante que a porta fique bem nivelada.

5 – Depois que a porta é encaixada, ela deve ser escorada com madeira, para não sair do lugar. A finalização e o acabamento da porta devem seguir exatamente o projeto estipulado pelo responsável pela obra.

6 – O mais importante para que a instalação de uma porta de alumínio seja bem-sucedida é que o processo seja feito por profissionais e siga rigorosamente as recomendações do manual do fabricante.

Portas de alumínio no dia a dia

Depois que a instalação for concluída com sucesso por um profissional bem preparado, a porta de alumínio fica pronta para uso no cotidiano. Essa estrutura trará uma série de benefícios para a rotina da casa, já que exige baixa manutenção, tem uma limpeza super fácil, combina com vários elementos decorativos e é muito prática.

Em resumo, as portas de alumínio são a combinação perfeita de beleza e durabilidade, e ainda podem receber elementos especiais, como fechaduras e maçanetas com boa qualidade estética e vidros de diversos tipos, que complementam o valor estético da estrutura.