Como escolher portas de alumínio

Está com dúvidas sobre como escolher portas de alumínio e acertar na sua decisão? O primeiro passo a tomar é decidir entre dois modelos básicos que se tornam ponto de partida: entre portas de alumínio prontas e portas de alumínio feitas sob medida, neste último caso, feitas com um contorno diferente.

Para saber qual tipo de porta você vai querer, mais uma consideração deve ser feita: quanto tenho para gastar? Levando em conta o seu gosto pessoal e sua capacidade de investimento, comece as suas pesquisas em empresas de confiança, que são verdadeiras referências em portas de alumínio.

Como escolher alguns itens que completam a porta de alumínio

A tecnologia está a favor das nossas vidas em todos os sentidos. Se, há alguns anos atrás, as lojas apresentavam apenas algumas dezenas de opções de portas de alumínio, atualmente, além de poder comprar o produto sob medida, existe uma série de acessórios que podem ser incluídos na porta.

Independentemente de tudo isso, é preciso verificar se a porta de alumínio possui certificação de qualidade, isto é, se ela passou por todos os testes de segurança, resistência química e mecânica que vão garantir um bom investimento.

Uma pergunta muito comum é a seguinte: e portas feitas sob medida, projetadas para você, personalizadas, também precisam de certificação? A resposta é sim, precisam. Essa é uma garantia do cliente e ele deve exigir. Existem alguns tipos de certificação que podem ser verificados pelo cliente, como:

  • Se os produtos estão de acordo com as normas técnicas brasileiras;
  • Aprovação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat;
  • Adequação no Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo;
  • ISO;
  • Entre outros.

É melhor encomendar portas prontas ou investir em portas projetadas para você?

O que vai te ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta é o seu orçamento para o projeto, além de especificações técnicas. A principal diferença entre as portas compradas prontas para as projetadas está no preço, sendo que as primeiras são 15% mais baratas, em média.

As portas feitas sob encomenda podem ficar ainda mais caras, chegando a superar em 50% o valor de uma porta padronizada se as dimensões da mesma ficarem muito diferentes dos modelos padronizados.

Normalmente, as pessoas interessadas em produtos feitos sob medida estão querendo realmente peças exclusivas, pois o mercado de portas padronizadas oferece vários modelos interessantes para o cliente escolher. Ou seja, não é por falta de opção que o cliente vai deixar de ter uma linda e resistente porta de alumínio por um preço atraente.

Como instalar as portas de alumínio com todo o cuidado

Para a instalação do produto, é importante contratar profissionais que saibam reparar principalmente no vão, que deve ficar entre 1 centímetro e 2 centímetros. Também é preciso escolher o momento certo, que deve ser depois que as paredes forem pintadas. Enquanto o local recebe pintura, a porta de alumínio deve ficar armazenada em ambiente propício, o ideal é que seja totalmente seco e que o produto fique embalado enquanto não acontece a instalação.

Não é só a porta de alumínio que precisa ficar guardada corretamente, mas os caixilhos principalmente. Para não estragar os caixilhos, deixe-os na caixa original. Os acessórios não devem ficar expostos à argamassa, produtos químicos como solventes e também a outros itens, como é o caso do gesso.

Uma ótima opção para proteger tanto as portas de alumínio como os caixilhos de alumínio é usar o papelão e o plástico.

Quais as vantagens das portas de alumínio?

Por que a porta de alumínio, seja projetada especialmente para o cliente ou padronizada, é tão procurada, principalmente para varandas, cozinhas, lavanderias e outros ambientes que ficam expostos?

O alumínio é um material que apresenta resistência anticorrosiva e, por isso, costuma ser utilizado em portas que são instaladas em lugares que ficam cm contato frequente com a ação do tempo, como é o caso do sol, chuva e, até mesmo, a maresia.

Por isso, para aumentar a resistência e a durabilidade do material, as portas costumam passar por um processo conhecido como anodização, uma espécie de acabamento superficial feito nos produtos de alumínio, que forma uma película/camada de proteção contra agentes causadores da corrosão, incluindo a salinidade e alguns tipos de fumaça.

Alguns clientes solicitam a pintura eletrostática a pó para a porta de alumínio, uma prática bastante interessante, que promove um acabamento superficial que impede a fadiga superficial, como o aparecimento de bolhas e outros tipos de cavidades.

Como fazer a manutenção da porta de alumínio

Entre todos os tipos de portas, a manutenção do alumínio pode ser considerada a mais fácil e economicamente viável. A limpeza deve ser feita apenas com água e sabão detergente neutro. Para fazer a remoção de qualquer tipo de sujidade, inclusive de gordura, é preciso esfregar a porta com uma esponja macia. Nada de palha de aço!

Tome muito cuidado para não passar na porta de alumínio produtos desengordurantes e outros que prometem aumentar o brilho, mas que são feitos à base de petróleo. De fato, estes produtos dão uma aparência muito bonita ao alumínio em curto prazo, mas desgastam o metal em pouco tempo de uso, muitas vezes de forma definitiva.

Para limpar os cantinhos, não utilize agulhas, pregos, ponta de faca, canivetes ou parafusos. Caso o alumínio seja riscado profundamente, ele não poderá ser recuperado. Para remover a gordura acumulada, insista no uso de sabão detergente e água. Apenas isso é suficiente.

Mesmo esse tipo de limpeza de manutenção, feita apenas com água e detergente, é capaz de dar ao alumínio uma aparência muito bonita, cheia de brilho e com um aspecto de polimento.

Quais as medidas mais comuns para as portas de alumínio?

Exceto em projetos personalizados, existem algumas medidas padronizadas utilizadas para as portas de alumínio.

Para as portas localizadas na entrada, o mais comum é a porta de 1,02 metros x 2,1 metros. No caso das portas dos banheiros, o padrão é 0,72 metros x 2,1 metros. Em ambientes de circulação, as portas podem ser de 0,92 metros x 2,1 metros.

Claro que o ideal é fazer uma ampla pesquisa nas lojas antes de adquirir o produto ou definir as medidas que serão adotadas na obra, a fim de obter a melhor solução possível, inclusive econômica.