5 dicas para distribuir quadros na parede

  Quadros podem tornar um ambiente visualmente mais agradável, com estilo, e até proporcionar bem-estar a seus frequentadores. Mas não é fácil harmonizar vários quadros em uma mesma parede. Isso porque eles têm diferentes tamanhos, molduras distintas, imagens com temas variados e são criados a partir de artes diversas, como pintura, fotografia, desenho ou gravura.

  Carol Chaves e Raquel Tosta, sócias do escritório de arquitetura e interiores Studio RCA, em São Paulo, apresentam dicas para uma boa composição de quadros em uma parede. "É sempre necessário considerar fatores como posição dos móveis do ambiente, altura do pé-direito, largura da parede e quantidade dos quadros que nela serão colocados", observa Raquel.  A sócia complementa: "Pode-se combinar quadros de estilos e artes diversas, mas é importante um elemento por meio do qual eles conversem entre si. Por exemplo, uma mesma temática, molduras semelhantes, uma mesma técnica, um mesmo estilo".  

  Leia outras dicas das arquitetas e deixe suas paredes mais atraentes:

  1. Deve-se sempre colocar os quadros a pelo menos 25 centímetros acima dos móveis e com distância entre 8 e 10 centímetros uns dos outros (vale para qualquer direção).

  2. O centro de uma composição, e mesmo de um único quadro, deve ficar na altura dos olhos - algo entre 1m60 e 1m70 acima do piso - para permitir visualização mais cômoda. Caso o pé-direito do imóvel seja muito alto, também essa altura deve ser elevada.

  3. A composição deve acompanhar a forma da parede: mais vertical em uma parede com pé-direito mais alto, mais larga se a parede tiver largura mais acentuada.

  4. Agrupar quadros com molduras, tamanhos e temáticas diferentes pode criar um ambiente descontraído e divertido. Da mesma forma, colocar quadros pequenos - e de tamanhos semelhantes -, próximos uns dos outros, porém em alturas diferentes, estabelece ambiente irreverente e informal.

  5. A maneira mais simples de visualizar se a composição ficará boa é desenhar cada quadro ou moldura em um papelão, recortar esses desenhos e fixá-los na parede com fita adesiva. Assim também é possível avaliar outras possibilidades antes de fixar os quadros.

Seguindo essas dicas você pode ter certeza que sua casa ganhará novos ares. E os elogios virão!