10 toques para decorar imóveis pequenos

Planejar móveis para residências cada dia menores não é uma tarefa fácil. Ainda mais dentro do orçamento apertado com o qual a maioria vive atualmente. Por isso, para lhe ajudar, pedimos algumas dicas de decoração em ambientes pequenos para a arquiteta Monica Favaro, de São Paulo. Ela pegou como exemplo um apartamento de dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Vamos a elas:

  1. Uma técnica muito usada são os espelhos em paredes, chamada teto chão, ou seja, de cima até o rodapé. Deve-se usar o espelho em apenas uma parede para que não tenha o efeito infinito, refletido inúmeras vezes em seu ambiente. A parede usada, se for na sala de estar, deve ser sempre de lado ou ao fundo do sofá. Se der, na parede oposta à entrada principal, pois isto amplia o ambiente, fazendo o apartamento parecer maior.

  2. Outra opção de decoração rápida é instalar um painel na parede atrás da TV e colocá-la em um suporte. O painel pode ser comprado em qualquer madeireira. Peça para que já venha cortada no tamanho certo e com fita de borda nos quatro lados.

  3. Aparadores com o tampo e as laterais de vidro dão impressão de leveza e requinte ao ambiente.

  4. Nos quartos é sempre de bom tom o uso de uma poltrona e uma capa simples, ou mudança de cor, para combinar com a decoração.

  5. Pegue os travesseiros sem uso e use vários deles em cima da cama. Sugestão: coloque três travesseiros para cada lado da cama e com uma almofada faça contrastes de cor. Se o padrão usado de cor for claro, na almofada menor coloque um tom escuro para dar o contraste.

  6. Quanto a cortinas e quadros, não exagere nos tons. Com o tempo deixam de ser combinações versáteis. De preferência às persianas lisas, nos tons claros de marfim para não aparecer decoração de escritório comercial.

  7. No lavabo use sempre toalhas de mão pequenas. Dê preferência às dobradas em cima da pia, com pelo menos três toalhinhas da mesma cor. Sempre que receber visita, vale a pena colocar um rolo de papel novo, e dobrar as duas pontinhas fazendo um triângulo na sua ponta. Com certeza isso fará diferença quando seu convidado for ao banheiro.

  8. Se o banheiro não for lavabo, mantenha o box sempre fechado. E tenha um sabonete líquido ao lado da pia. Pequenas velas decorativas, mesmo apagadas, darão requinte ao local.

  9. Na varanda, uma dica é colocar deck nas medidas 40cm x 40cm ou parecidas. Coloque seixos entre eles, que podem ser pedras brancas ou em tom bege.

  10. Vasos são bem vindos internamente como cachepôs de vidro com madeira. Mas cuidado, pois é bem difícil cuidar de plantas ornamentais dentro de apartamento.  As ráfias são bem vindas.

Com essas dicas esperamos que você consiga utilizar da melhor forma possível o espaço e torne sua casa ainda mais aconchegante.

Gostou das dicas? Encontre artigos de descoração em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Clique aqui!
#PasseAntesNoiLocal