Crescem feiras de automóveis antigos

Os brasileiros são, comprovadamente, apaixonados por carros. Inclusive por carros antigos, alvo da dedicação de inúmeros fãs, mote para sua associação em diversas entidades e tema de eventos nos quais veículos fabricados há muitas décadas atraem admiração até superior àquela dirigida aos mais recentes modelos da indústria automobilística.

Vários desses eventos acontecem em estâncias e em cidades turísticas como Campos do Jordão e Águas de Lindóia, ambas no estado de São Paulo, e Araxá, em Minas Gerais. Mas também na capital paulista acontecem encontros e exposições onde os amantes dos carros antigos se reúnem para expressar essa paixão e trocar ideias sobre ela. Em alguns, inclusive, também para fazer bons negócios.

O site da Federação Brasileira de Veículos Antigos (www.fbva.com.br) mantém amplo calendário de eventos dedicados a carros antigos realizados em várias cidades brasileiras. Na capital paulista já há, inclusive, cursos regulares para a formação de especialistas em restauração de carros antigos. Caso de um curso com 120 horas de duração oferecido desde 2013 pelo Clube do Carro Antigo do Brasil (www.accasc.org.br), ONG com cerca de 1,2 mil associados. "Desde seu lançamento esse curso já teve em torno de 300 matrículas, 40 delas de alunos bolsistas de baixa renda", conta Ricardo Luna, presidente do Carro Antigo do Brasil.

Conheça a seguir alguns dos eventos, divirta-se e faça bons negócios:

- Clássicos Brasil - Teve sua primeira edição realizada em janeiro de 2015 no Clube Hípico de Santo Amaro e será repetido anualmente, sempre nesse mesmo mês. Na edição inicial mostrou cerca de 500 veículos e incluiu premiações e comércio. Apoiado por mais de 100 clubes de carros antigos, nasceu, dizem especialistas no assunto, já como um dos maiores do país em seu gênero. Mais informações em www.classicosbrasil.com.br.

- Auto Show Collection -  Acontece há mais de uma década às terças-feiras à noite, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. À exposição de automóveis antigos combina-se o comércio de veículos e de peças. Nesse evento - assim como no Clássicos Brasil - há cobrança de ingressos. Informações em collection.carz.com.br.

- Estação da Luz - Pode-se apreciar raridades históricas da indústria automobilística simplesmente caminhando pela ruas próximas à Estação da Luz, no Centro de São Paulo, no primeiro domingo de cada mês. Nesses dias, muitos proprietários de carros antigos orgulhosamente exibem suas conservadíssimas preciosidades de maneira bastante informal e aproveitam a ocasião para conversar sobre esses objetos de seu apego.