5 dicas para lavar o carro corretamente

São vários os benefícios de se manter o carro limpo. Garantir uma lataria sem sujeira ajuda a proteger a pintura, e uma limpeza interna bem-feita deixa o local mais higiênico e evita a proliferação de bactérias. Mas esse cuidado essencial requer atenção, já que uma limpeza feita de forma errada pode trazer prejuízos ao carro, como manchas, riscos na lataria e, até mesmo, avarias aos estofados e acabamentos do veículo.

Engana-se quem pensa que não dá para fazer uma limpeza bem-feita em casa. Com produtos específicos, dá para garantir um bom trabalho. Confira cinco dicas para acertar na hora de lavar o carro em casa:

1 - Escolha bem o local onde ele será lavado

Antes mesmo de começar, há um cuidado essencial para evitar manchas: fuja do sol. O ideal é procurar a sombra, onde o carro ensaboado não secará com o produto, danificando a pintura. Durante toda a lavagem, mantenha o carro molhado para evitar esse tipo de problema.

2 - Deixe o carro esfriar

O choque térmico pode causar empenamentos, especialmente nas rodas. Então, antes de começar a lavar, vale a pena deixar o carro esfriar.

3 - Use produtos específicos

Não adianta improvisar com detergente ou sabão em pó. Para garantir uma limpeza bem-feita, sem riscos e manchas, é necessário utilizar produtos próprios para veículos e, inclusive, é possível encontrar no mercado produtos específicos para cada parte do carro.

Além disso, esponjas impróprias podem arranhar o veículo. O ideal é utilizar luvas de lã natural ou microfibra. Para secar o veículo, o recomendado é empregar toalhas de microfibra ou algodão.

4 - A ordem da limpeza

O ideal é ir por partes, sempre começando de cima. O teto deve ser a primeira parte lavada, e enxaguada antes de partir para o restante do carro.

As últimas partes são as laterais e as rodas. Se as rodas estiverem muito sujas, talvez valha a pena começar por elas para evitar respingos.

5 - E a parte de dentro?

O interior do carro pode ser limpo com um aspirador de pó. Os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com água e sabão.