Saiba como construir uma rotina saudável para seu cachorro

Muita gente gosta da ideia de ter um cachorrinho de estimação. Porém, cuidar de um pet não é tão fácil quanto parece. Além de brincar com ele, você tem que criar uma rotina saudável para o mais novo membro da família, com horário de passeio, alimentação e até para dormir. Assim, ele com certeza vai ter uma vida melhor e não criará problemas de comportamento.

Todo cachorro precisa de um líder, já que seu instinto de ser um membro de matilha permanece com eles mesmo depois de domesticados e, se bem ensinado, ele vai te obedecer a cada atitude. Tenha o hábito de passear com o seu cachorro logo pela manhã. Assim, ele já vai começar o dia mais feliz e animado. Quanto maior o passeio, melhor. Tente variar os lugares e explorar novas áreas, como praças e parques. O ideal é criar uma rotina com dois a três passeios diariamente para que o cão não crie uma rotina entediante e se estimule a farejar outros tipos de odores.

Se for sair de casa por um longo período, como por exemplo se está indo trabalhar, que tal propor um desafio para o seu melhor amigo? Assim, ele vai poder ficar se distraindo por um tempo. Uma boa sugestão é brincadeiras à base de recompensa, com o seu animal ganhando um petisco a cada acerto. A rotina dele ficará mais divertida e ele vai se distrair e gastar energia.

Na parte de alimentação, siga os exemplos dos seres humanos. O ideal para o cachorro é ter o hábito de comer de duas a três vezes ao dia, em quantidades selecionadas. Para isso, é fácil! Basta seguir as instruções da embalagem das rações. Também é recomendado deixar um pote de água o tempo todo, para que ele possa se refrescar sempre que quiser.

Muita gente acha que quanto mais banhos o cachorro tomar, mais limpo ele fica, mas não é bem assim. O ideal para um cachorro, dependendo de seu porte, é tomar banho de 15 em 15 dias, o que não tira a proteção de sua pele. Dentro do banho, estão inclusos os cuidados com as unhas e tosa do bichinho, que recomenda-se serem feitos por profissionais.

Feito isso, além de uma rotina de consultas ao veterinário e vacinas, além de não medicar o seu animal sem antes ouvir um especialista, só cabe a você dar muito carinho para que seu cachorro tenha uma vida saudável e permaneça feliz na maior parte do tempo.

Deu vontade de ter seu animal de estimação? Encontre pet shops em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!