Ração para cachorro: custo x benefício

Acertar na alimentação é o primeiro passo para proporcionar uma vida saudável ao cão de estimação. Rações de vários tipos são encontradas no mercado, mas quais as diferenças entre elas? Existem opções diferentes para cada fase, mas é importante ficar atento em alguns detalhes que podem interferir diretamente no desenvolvimento, crescimento, energia e disposição do melhor amigo do homem.

Rações comuns – Normalmente, é o tipo mais barato de ração e, na maioria das vezes, de menor qualidade. O cão necessita de uma ração produzida por fonte animal. As comuns possuem fontes naturais como farelo de milho e soja, insuficientes para nutrir a demanda de proteína que ele precisa.

Rações standardComparadas às comuns, as rações standard são mais caras, porém, a qualidade do produto é maior. São produzidas por empresas de renome no mercado e constituem produtos balanceados em termos nutritivos. Embora boa parte dos cães se adapte bem a este tipo de alimentação, é necessária a ingestão de grande quantidade para suprir as necessidades físicas e orgânicas. A standard é composta por farinha de carne, gordura animal e glúten de milho.

Rações premiumSão consideradas de primeira linha quando o assunto é qualidade. Logo, são mais caras do que as citadas anteriormente. A fonte de composição deste alimento é animal, tornando este tipo de ração mais rica em proteína. Desta maneira, facilita a digestão e melhora o funcionamento orgânico do cão. As proteínas levam mais tempo para serem absorvidas pelo organismo e isso requer trabalho mais lento no metabolismo. Com isso, a alimentação demanda menor quantidade de ração.

Super premiumA opção mais cara encontrada no mercado também é a mais indicada para o cão. Este produto tem 100% de origem animal, algo importantíssimo para facilitar a digestão, e os conservantes utilizados na ração super premium são de origem natural. Da mesma maneira que nas rações premium, quanto mais proteína você serve ao cão, mais controladas devem ser as refeições.

E aí, já decidiu qual é a melhor opção para o seu cãozinho? Procure sempre levar em consideração que as necessidades do bichinho são mais importantes do que qualquer economia de dinheiro, pois o amor que ele proporciona ao seu dono não tem preço.