Cães ganham acompanhantes e babás

O apego dos seres humanos aos seus animais de estimação gera continuamente novos serviços dedicados a satisfazer materializar tal paixão. Dois dos que mais crescem são os acompanhantes e babás de cães, também conhecidos pelas denominações em inglês dog walker e pet sitter, respectivamente.

Os acompanhantes são personagens já habituais nas ruas de muitas cidades, pelas quais caminham levando a passeio cães cujos donos não podem, por falta de tempo ou outros motivos, fazer isso pessoalmente. Alguns realizam esse trabalho de maneira informal, para obter renda extra com vizinhos e conhecidos. Porém, há acompanhantes uniformizados, que atuam respaldados por empresas especializadas nesse gênero de atividades.


Os pet sitters agregam ainda mais serviços aos passeios. Eles vão até as residências dos animais e cuidam dos locais onde eles dormem, bem como brincam e desenvolvem atividades com eles e dão-lhes medicamentos quando necessário. A atuação abrange cães, gatos, aves, coelhos e hamsters, entre outras espécies.


Por enquanto, não existem regulamentações legais para esses serviços. Contudo, contratar tais profissionais exige seleção bastante criteriosa. Afinal, eles não apenas terão a responsabilidade por um bem geralmente muito valioso para as pessoas, seus animais de estimação, como poderão, até mesmo, ter acesso a seus lares e bens mais íntimos.


Pet sitters, por exemplo, muitas vezes ficam com as chaves das residências de clientes que os contratam para cuidarem de seus animais durante suas viagens. Assim, antes de contratar profissional ou empresa para tal serviço, é importante informar-se bastante e buscar referências com clientes já atendidos por eles.


Outros fatores merecem atenção. “É importante que tais profissionais tenham conhecimentos sobre primeiros socorros e saibam as diferenças entre raças e seu comportamento enquanto passeiam. Também pode ser interessante checar se essas empresas têm um veterinário para uma emergência", ressalta Andressa Gontijo, proprietária da My Pets Nanny, empresa que disponibiliza acompanhantes e pet sitters em toda a cidade de São Paulo. Segundo ela, o mercado já possui cursos focados especificamente na formação dessa mão de obra.