Banho a seco em pets economiza água

Bastante comum no inverno, quando o excesso de umidade e as baixas temperaturas podem causar resfriados nos cães, o banho a seco pode ser um paliativo para driblar a constante falta de água por conta do risco de racionamento iminente.

Além da questão das torneiras secas, muitos donos de cães e gatos também enfrentam a falta de tempo ou mesmo a necessidade de economizar na conta do pet shop, e por isso optam por produtos em pó, gel ou spray que servem para banhar os bichinhos sem o uso de água, xampu e condicionador.

De acordo com a veterinária Fernanda Conquet, o banho a seco não se compara à limpeza realizada por um banho e tosa, mas é uma higienização relativamente adequada e, em alguns casos, a opção mais viável. Segundo ela, fazer a limpeza a seco é mais indicado para os filhotes em período de vacinação, quando não estão liberados para o banho por causa da baixa imunidade. No caso dos cães, só é indicado dar o primeiro banho após os primeiros 45 dias. Nos gatos, após dois meses de vida, quando já tomaram praticamente todas as vacinas, e podem tomar banho uma vez por semana ou a cada 15 dias.

O primeiro passo é escolher entre as dezenas de produtos nacionais e importados à venda no mercado, com as mais variadas fragrâncias. Mas não esqueça que os gatos não gostam muito de tomar banho e se lambem. Portanto, a versão em pó pode não ser a melhor opção. Não precisa ser descartada, mas nesse caso recomenda-se secar bem o local após a aplicação com um secador para eliminar resíduos. Já para os cachorros de pelo longo, o pó é uma opção interessante porque não os deixa oleosos.

Feita a escolha - gel, spray ou pó - é só esfregar no corpo do animal. O pó deve ser polvilhado pelo corpo. O gel tem que espalhar com o auxílio de uma toalha um pouco úmida. Já o spray deve ser borrifado em uma toalha ou algodão.

Veja como é fácil dar banho a seco nos bichinhos:

- Orelhas e focinhos: Limpe os ouvidos com algodão molhado com o gel ou o spray. Em seguida, higienize-os.  

- Barriga, patas e genitália: Borrife no algodão o spray, ou uma pequena quantidade de gel ou pó, e passe nessas áreas. Para retirar o excesso use uma toalha umedecida ou o secador (se optar pelo pó).

- Pelos: Os pelos podem ser higienizados com um xampu em gel ou spray, que contenha fluído desembaraçador, com ajuda de uma toalha ou chumaços de algodão.