Aprenda 'truques' para adestrar seu cachorro desde jovem

Ter um cachorro é diversão garantida. O animal, além de distrair, é um grande companheiro e, não à toa, tem o apelido de "o melhor amigo do homem". Porém, um cão não é apenas festa. Ele precisa de ensinamentos! Para você que está pensando em adotar um novo animalzinho, aí vão algumas dicas valiosas para que seu amigo seja educado e não cause problemas para você e para quem convive com o cão.

Evite pulos
Atitudes que parecem fofas enquanto o cachorro ainda é filhote, os pulos podem se tornar um problema quando ele crescer. Ao saltar, um cachorro maior pode incomodar visitas e estragar objetos da sua casa. A sugestão é simplesmente ignorar o cão quando ele pular e só fazer carinho ou falar com ele quando estiver com as quatro patas no chão. Se o cão descobrir desde cedo que nunca ganha atenção pulando, terá menos chances de criar este hábito.

Ensine seu cachorro a usar coleira
Antes de começar a passear com seu cão na rua, ensine-o a caminhar, dentro de casa, sob os comandos da coleira. É importante acostumar o filhote desde cedo a respeitar suas ordens. Caminhar apenas quando a guia estiver frouxa é a primeira lição que ele deve aprender. Até porque, ao fazer força para andar, ele pode se machucar. Para ensiná-lo, deixe a guia solta e comece a caminhar. Se o cão olhar para você ou andar ao seu lado, elogie-o. Se ele começar a passar na sua frente ou a puxar, pare de andar e espere que ele lhe olhe novamente. Elogie a atitude correta e volte.

Evite comportamentos agressivos com recompensas
Um equívoco comum é achar que seu cão deve, naturalmente, permitir que você se aproxime de objetos dele – como cama, brinquedos e comida – sem rosnar ou morder. Portanto, se o cachorro agir da forma correta, recompense-o com biscoitos, carinhos ou brincadeiras. Dessa forma, ele entende que sua presença é sempre positiva e que ele não precisa se defender dela.

Deixe seu cachorro sozinho às vezes
É natural que o filhote – novo na família e superfofo – esteja sempre cercado de carinho e atenção. Porém, é provável que com o passar do tempo você não possa dedicar tanto tempo a seu cachorro quanto no começo, e ele pode estranhar esta mudança. É importante, portanto, acostumar o filhote a ficar sozinho em alguns momentos, longe dos donos e de outros animais de estimação.

Ensine comandos básicos de obediência
Seja qual for a raça do seu cão, é fundamental que ele saiba obedecer a comandos. Além de educá-lo, isso contribuirá para criar um vínculo maior entre vocês. Para isso, você pode buscar a ajuda de um profissional especializado em adestramento – e não se esqueça de por os ensinamentos em prática no dia a dia. Os comandos devem ser falados e, se o cão obedecer, faça elogios e recompense-o.

Já tentou ensinar o seu cachorro, mas ele ainda continua desobediente? Ache os melhores adestradores de cães em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal