Filtros ou purificadores de água?

  Água é vital para a saúde humana e deve, portanto, ser objeto de contínuos cuidados. Para uso doméstico, especificamente, existem dois grupos básicos de equipamentos destinados a melhorar a qualidade da água. Um deles são os filtros construídos com materiais como barro, porcelana e cerâmica, entre outros. Em geral, possuem uma peça central denominada vela e que tem a função de reter impurezas sólidas. No outro grupo estão os purificadores, onde essa filtragem é complementada com tratamentos posteriores, como o ozônio, que neutraliza o material orgânico presente no líquido.  

Filtros e purificadores podem também, quando contiverem carvão ativado,  eliminar possíveis excessos de cloro. Ou ainda a combinação entre o cloro - adicionado à água pelas concessionárias para eliminar microrganismos - com secreções de algas porventura existentes nos mananciais. Ambos devem trazer a certificação do Inmetro (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que atesta sua conformidade com padrões de construção e eficácia previamente estabelecidos.

Purificadores - especialmente nos modelos mais sofisticados - geralmente têm preços superiores aos dos filtros, mas possibilitam a obtenção de água de melhor qualidade, como explica Pedro Mancuso, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Filtros - Devem preferencialmente dispor do recurso do carvão ativado. Porém segundo ele, é supérflua a iniciativa de ferver a água antes de filtrá-la, pois esse processo - que inclusive interfere no sabor - serve apenas para eliminar microrganismos, função já eficazmente cumprida pelo cloro.  

E seja qual for o equipamento escolhido, deve-se sempre seguir as instruções dos fabricantes para promover a troca periódica de velas e outros componentes cuja vida útil tenha prazo de validade. Para assegurar água de boa qualidade, importante também adotar um cuidado preliminar à filtragem ou à purificação: "É necessário realizar periodicamente a limpeza e a desinfecção da caixa d'água", alerta Macuso.