Entenda a diferença entre tipos de açúcar

  Nas prateleiras do mercado há diversas opções de açúcar: cristal, refinado, mascavo, demerara, orgânico, frutose e light. A nutricionista Aline Vial Cobello, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que as principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo e no processo de refinação.

  O mascavo, por exemplo, é mais escuro porque não passa pelo processo de refinamento tanto quanto os outros, que são mais claros. E quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas e sais minerais possui, além de estar mais próximo do estado bruto. A cor branca mostra que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação - o refinamento. Por isso, a impressão de que o produto é mais bonito. A ingestão de aditivos químicos para o branqueamento, porém, diminui consideravelmente os nutrientes do produto.

  De acordo com a nutricionista, não existem açúcares sem tratamento químico, mesmo o orgânico utiliza cal ou taninos em sua produção. A diferença fica por conta do grau de refinamento. “Durante a etapa de refinamento muitos nutrientes são perdidos como, por exemplo, o cálcio, o magnésio e o ferro”, explica.

    As principais diferenças calóricas e nutricionais dentre os diversos tipos de açúcar estão mais relacionadas aos minerais e não ao valor calórico, relata a nutricionista.

    Acompanhe a seguir as principais diferenças e escolha o tipo de açúcar que mais agrada seu paladar.

Mascavo - Açúcar na forma bruta, escuro e úmido. É o resultado do cozimento do caldo de cana. Por não passar pela etapa de refinamento, o açúcar mascavo conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Em cada 100 gramas contém Kcal: 369; Cálcio: 127 mg; Magnésio:80 mg; Ferro:8,3 mg. 

Cristal - Apresenta-se na forma de cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Após o cozimento, passa por um refinamento leve, que retira em torno de 90% dos sais minerais. Muito usado nas receitas de bolos e doces. Em cada 100 gramas contém Kcal: 387; Cálcio: 8 mg; Magnésio:1 mg; Ferro: 0,2 mg

Refinado - Popularmente conhecido como açúcar branco, é o mais comum e barato à venda nas prateleiras de supermercados. O processo de refinamento incluiu a adição de aditivos químicos como o enxofre, que torna o produto branco e saboroso. Porém, esse processo resulta na perda de vitaminas e sais minerais, deixando apenas as chamadas "calorias vazias", sem nutrientes. Em cada 100 gramas contém Kcal: 387; Cálcio: 4 mg; Magnésio: 1 mg; Ferro: 0,1mg.

Demerara - Esse tipo de açúcar passa por leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Seus grãos marrom-claros possuem maior valor nutricional. É mais parecido como açúcar mascavo e também é usado no preparo de doces. Em cada 100 gramas contém Kcal: 400;Cálcio: 48,4 mg; Magnésio: 9,1 mg; Ferro: 1,6 mg.

Orgânico - Não contém ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. É mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante. Em cada 100 gramas contém Kcal: 400;Cálcio: 12 mg; Magnésio: 2,3 mg;  Ferro: 0,27mg.

Indepedentemente do sabor que melhor lhe agrade, lembre-se que açúcar deve ser consumido com moderação.