Café faz mal à saúde? Tire suas dúvidas sobre a bebida

O café é uma das bebidas favoritas do brasileiro. Tem muita gente que não dispensa aquele cafézinho quentinho após o almoço, há quem ache que ele é ideal para tirar o sono e até quem ache indispensável tomar ao menos uma xicarazinha logo ao acordar. Porém, são muitos os rumores que dizem que o café faz mal à saúde. Então, se você é louco por café, tire suas dúvidas!

Existe um limite diário de consumo de café?
O consumo máximo de cafeína por dia, sem prejudicar o organismo, é de até 400 mg, o que dá, em média 3 xícaras de café. Mas pessoas com sensibilidade ao café podem tolerar bem menos.

O café é contraindicado para alguém?
Pessoas sensíveis a cafeína, gestantes, pessoas com insuficiência renal, colesterol alto, estressadas e com dificuldades de dormir devem evitar a bebida.

Há doenças que podem ser prevenidas com o consumo do café?
Segundo a nutricionista Karin Honorato, alguns estudos mostram que a cafeína ajuda na parte cognitiva, principalmente concentração e memória de longo prazo, e melhora a performance nos treinos.

O café pode prevenir o câncer?
A bebida possui substâncias antioxidantes e ácidos clorogênicos que podem ser eficiente como antinflamatórios e preventivos de câncer e doenças degenerativas cerebrais.

É aconselhável que crianças tomem café?
Especialistas aconselham evitar a bebida entre os pequenos, já que o café pode deixá-los mais agitados. Há ainda um grupo de pessoas sensíveis à cafeína, incluindo crianças.

O café pode causar o aumento do colesterol?
Algumas pessoas podem ter aumento de colesterol porque o café possui uma substância chamada cafestol, que pode ser considerada responsável por isso.

É verdade que o café causa insônia?
Para as pessoas sensíveis, o café pode causar insônia e diminuir a qualidade de sono. Para alguns, aumenta a dificuldade de pegar no sono e, pra outros, de aprofundar no sono e ter qualidade ao dormir.

O café ajuda a melhorar o desempenho físico?
O café tem ação termogênica e estimulante e pode aumentar a performance nos treinos e ajudar na lipólise (queima de gordura do corpo).

O café pode agravar quadros de gastrite?
O café estimula a secreção gástrica. Para algumas pessoas, isto pode ser motivo de sensibilidade na mucosa, agravando os incômodos.

Há riscos na abstinência do café?
Pessoas que têm pressão alta precisam ter cautela com cafeína, pois, se for sensível à retirada da substância, a pressão pode até abaixar. Outras pessoas sentem dor de cabeça na abstinência do café.

Entendeu o que fazer e o que evitar, mas ficou com vontade de tomar aquele café quentinho? Encontre as melhores cafeterias em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal