Boa alimentação na Zona Cerealista

    Localizada entre a Avenida Mercúrio e a Rua Santa Rosa, no Brás, a Zona Cerealista fica a poucos metros do famoso Mercado Municipal de São Paulo, batizado informalmente como Mercadão. O local é o destino perfeito para vegetarianos, veganos, macrobióticos e pessoas que preferem produtos naturais. 

     As lojas são visitadas por pessoas de várias regiões da cidade e de outros estados que buscam alimentação mais saudável. Além disso, o lugar é referência para chefs de restaurantes e hotéis badalados, que preferem comprar na região produtos mais frescos como bacalhau, queijos, frutas secas, produtos desidratados, alimentos sem lactose e sem glúten para atender aos celíacos. Há ainda todo tipo de tempero, grãos e sementes, geralmente à venda em empórios e lojas especializadas.

      Os comerciantes da região garantem que as lojas possuem toda infraestrutura necessária para receber com qualidade e segurança os visitantes, além de preços muitos mais baratos do que os praticados no Mercadão ou em supermercados.

        Instalado desde 1992 na região, o Empório Paulista é especializado em alimentos naturais. O proprietário Oswaldo Lodes, conhecido como Júnior, diz que a partir de 2007 passou a vender no varejo e atacado, com preços diferenciados. Antes, a loja mantinha o perfil dos demais comércios da região, vendendo apenas sacarias de batatas e cebolas. “Hoje, a região que compreende as ruas Mercúrio e Santa Rosa é reconhecida como o polo nacional de produtos naturais. Nossa loja tem mais de cinco mil itens cadastrados e atendemos públicos de diferentes classes sociais”.

        Já no Armazém São Vito, o gerente Luiz Claudio Tavares da Cruz diz que aos sábados a loja chega a receber entre 500 e 800 pessoas. Ele reforça que carro-chefe do armazém são os pães integrais, assim como os alimentos  da moda, como cranberry, golden Berry, vitaminas e suplementos (bastante procurados por atletas). “Nossos clientes têm uma visão diferenciada dos produtos naturais e valorizam muito esses itens na hora da alimentação“, comenta.

         Enquanto isso, no Armazém Santa Filomena um dos diferenciais são as embalagens de itens para churrasco e feijoada vegetarianos, suflê de bacalhau sem glúten, risotos prontos e produtos liofilizados - técnica considerada mais moderna de desidratação de alimentos, em que os mesmos são submetidos a baixas temperaturas sem perder as propriedades do produto original, tais como os valores nutricionais e vitamínicos.

         Segundo Ademar Pinheiro Machado, além da dona de casa que busca uma alimentação mais variada e saudável, sua loja também atende clientes da área gastronômica como donos de restaurantes e hotéis, que priorizam alimentos mais frescos como queijos nacionais e importados. “Temos mais de mil itens no varejo e vendemos a quantidade que o cliente desejar adquirir”.

Como chegar: 

Metrô: As estações mais próximas são a Pedro II e a São Bento. Saindo das estações, o tempo médio de caminhada varia entre 10 e 15 minutos.

Carro: Há vários estacionamentos nas imediações.
Horário: De segunda a sexta-feira, a maioria das lojas funcionam das 7h às 18h. Aos sábados, das 7h às 15h.