Previna-se contra a osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge idosos de ambos os sexos, mas as mulheres são maioria por perderem densidade óssea mais cedo, no período pós-menopausa. É um mal que pode ter impacto reduzido mantendo-se alimentação saudável com consumo de verduras escuras. Além da boa prática alimentar, convém fazer exercícios físicos como caminhada, no mínimo, três vezes na semana por 20 minutos. E, também, tomar sol, o principal aliado que auxilia na síntese no organismo da vitamina D.

Segundo o reumatologista José Goldenberg, do Hospital São Luiz, de São Paulo, o diagnóstico deve ser criterioso. “O médico deve levantar o histórico da paciente, como idade em que teve a menarca (primeira menstruação), idade que passou pela menopausa, fator hereditário, baixo peso, baixa estatura e hábitos”, afirma. Somente após esse mapeamento será possível identificar qual o tipo da osteoporose.

Ela possui dois níveis: o tipo 1 ocorre na pós-menopausa, na faixa etária dos 50 a 60 anos, enquanto a do tipo 2 acomete mulheres depois dos 70 anos.  Há também a secundária, causada em decorrência de outras doenças (diabetes, anorexia nervosa, deficiência da vitamina D, problemas na tireoide), além da ingestão de medicamentos, como corticoides, heparina e anticonvulsivantes.

"Essa perda de cálcio acontece porque os níveis de estrógeno caem nos anos seguintes à menopausa”, explica a ortopedista Kelly Cristina Stéfani, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Segundo disse, a osteoporose na mulher está relacionada a problemas hormonais. Por isso, é fundamental fazer consultas regulares ao ginecologista. Outro problema é o erro alimentar, com a falta de vitamina D e cálcio, que devem ser ingeridos em uma dieta saudável, esclarece.

 

Dicas de prevenção:

Ingira cálcio em dose suficiente: pelo menos de 1 a 1,5g de cálcio ao dia, equivalente a dois copos de leite e uma fatia de queijo;

Não beba em excesso e não fume;

Evite o consumo de muito sal ou cafeína, pois podem levar à perda de cálcio pelo organismo;

Tome sol sem filtro solar por pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10 horas ou após 15 horas;

Mantenha um peso corporal saudável.