Frio exige cuidados com a pele! Saiba alguns deles

O tempo mudou e as temperaturas despencaram. Com a baixa dos termômetros, é comum que a pele das pessoas fique ressecada ou até rachada. Para evitar tudo isso, é recomendável que se tenha alguns cuidados especiais com a "saúde" da pele essa época do ano. As dicas vão desde usar protetor solar a até o tipo de roupa que usa no dia-a-dia. Confira o que os dermatologistas recomendam: 

Evite banhos muito quentes
Quem não gosta de tomar aquele banho quentinho para dar uma esquentada quando as temperaturas estão baixas? Porém, esse hábito, assim como ficar muito tempo no chuveiro, é prejudicial pois a água quente remove a camada protetora da pele.

Evitar buchas e esponjas
Esfregar muito a pele pode retirar a gordura natural, que também funciona como proteção do corpo.

Quanto mais neutro, melhor
Hidratantes e cremes sem perfume e sem corantes são os mais recomendados, porque estes ingredientes podem prejudicar peles sensíveis ou alérgicas. Entre as reações mais comuns estão a coceira, vermelhidão local e aspereza.

Use roupa de algodão
Os tecidos sintéticos podem desencadear mais facilmente quadros de alergia e retenção do suor em casos de peles muito sensíveis. Roupas de algodão, além de mais leves, não irritam a pele e fazem o corpo transpirar menos.

Não esqueça dos lábios
Os lábios podem ressecar, rachar e até sangrar se não forem bem hidratados. Dê preferência para hidratantes labiais com ceramidas, lanolina e vaselina. Manteiga de cacau e batons de alta fixação podem não ser suficientes e até ressecar mais seu lábio.

Não deixe o protetor de lado
É preciso ter muita atenção ao protetor solar, pois mesmo com os raios ultravioleta menos intensos do que no verão, a pele ainda pede proteção, principalmente em locais mais altos, como serras e montanhas.

Momento de hidratação
Use hidratante assim que sair do banho, pois a pele úmida absorve melhor o creme. Substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio, possuem propriedades que absorvem a água e devolvem maciez à pele protegendo a barreira lipídica (gordura).

Gostou das dicas e não pretende ter problemas com a pele neste inverno? Encontre os melhores dermatologistas em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal