Academias investem em aulas de dança

  Para se exercitar e ficar em boa forma física não é preciso pensar apenas em musculação. Especialistas explicam que para ter êxito no resultado é importante ter prazer ao praticar um esporte ou frequentar uma academia. Para muitos, a dança é uma ótima opção. Algumas modalidades, além de trazer bem-estar e serem muito divertidas, fazem com que o corpo fique sempre em forma.

  Destacamos alguns ritmos que, em uma hora de aula, proporcionam a perda de 500 a mil calorias.

- Dança do ventre  - Envolve teatro e sedução, utiliza todos os músculos do núcleo do corpo com o mínimo esforço sobre as articulações. Por isso é perfeito para pessoas de todas as idades ou aquelas com alguma lesão, inclusive lombar.

 

- Ballet  - Dançar ballet ajuda a treinar a força e resistência de uma só vez. Enquanto os braços e as pernas estão em movimento, o abdômen e as costas ficam responsáveis pela força e equilíbrio.

 

- Zumba - A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas e uma febre nas academias, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos.

 

- Salsa - Dança latina que auxilia no desenvolvimento da força e resistência, por meio da sequência de passos que definem as pernas e os glúteos. Além disso, a salsa ajuda a manter boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo.

 

- Dança de salão – Muitos acham que é atividade para casais mais velhos ou fora de forma, mas não é nada disso. A coreografia exige que as pessoas ocupem toda a sala de dança com reviravoltas e uma postura impecável. Ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação. Indicada para todas as faixas etárias.

 

- Sapateado - Faz bem para o coração, resistência, força e equilíbrio geral. Ao manter controle de todas essas combinações, a coreografia ajuda a trabalhar a memória e coordenação.

 

- Samba - Ritmo tipicamente brasileiro, o samba é aliado na busca pelo corpo perfeito. Queima, em média, 600 calorias por aula. Além de ajudar a emagrecer, trabalha e define pernas, bumbum, quadril e braços.

 

- Sertanejo - O sertanejo virou moda  em muitas academias. Uma hora de aula faz com que o aluno perca cerca de 400 calorias. Além de fortalecer os músculos, também pode ser um ritmo exercitado fora das academias, já que se tornou febre nas baladas em todo o país.

 

- Axé - Dança tipicamente brasileira que trabalha agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Dependendo da intensidade queima mais de 500 calorias por hora.

 

- Forró - Esse ritmo nordestino chegou de mansinho e hoje é praticado em várias academias. A dança tem variações e a mais ensinada nas aulas de salão é o Forró Universitário, conhecido também como Xote, de ritmo um pouco mais moderado.