Escolha o corte de cabelo ideal

Cabelo é assunto sério para a maioria das mulheres e escolher o corte para cada formato de rosto pode ajudar a esconder pequenos defeitos, afinar o rosto, alongar a silhueta e até encorpar o volume dos fios. O visagismo, técnica que harmoniza a imagem com o corte de cabelo, é indicado para todos os formatos de rosto, explica Arillson Christino, tricoterapeuta capilar e visagista do Instituto de Beleza Moça Bonnita, em São Paulo.

Veja algumas de suas dicas:

         - Mulheres mais baixas devem apostar em cortes médios e curtos. Os fios mais longos, na maioria das vezes, causam a impressão de uma estatura menor. Pessoas baixas de cabelo comprido parecem menores do que realmente são.

- Evite corte Chanel se o rosto for redondo para não acentuar o formato. Nesse caso, ele aconselha um corte na altura dos ombros. O corte em camadas, desfiado ou repicado, é uma boa dica para rostos redondos porque as linhas próximas ao queixo e ao rosto ajudam a uniformizar o contorno e afinam a face. Nesse caso, os melhores cortes são aqueles que apresentam algum tipo de volume que disfarçam testa e bochechas.

- No caso de rosto quadrado, geralmente marcado por linhas fortes, mandíbula e testa amplas, o comprimento do cabelo pode ser variável. Contudo, é melhor evitar os cortes curtíssimos. Para esse biótipo, o ideal é acrescentar volume no topo da cabeça, para dar a impressão de que o rosto é mais longo e arredondado. Cortes em camadas compridas, com franjas mais finas, tendem a deixar o visual delicado. Quem optar por fios mais longos, a dica é repicá-los com algum volume na lateral.