Avenida Paulista é do lazer aos domingos

Os paulistanos e turistas que estiverem na região central de São Paulo passam a contar com mais um espaço para lazer na cidade aos domingos. Desde o último dia 18, a Avenida Paulista passa a funcionar integralmente para pedestres e ciclistas, tendo a circulação de automóveis interrompida das 9h às 17h.

Nas redes sociais, inúmeros eventos divulgam a nova medida da prefeitura e convidam os moradores da capital a comparecerem à Avenida Paulista no final de semana. No dia 18 de outubro, a primeira abertura da via foi marcada por diversas atividades de lazer como caminhada, corrida, patins e skate, entre outras.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida acontecerá normalmente neste domingo (25/10), mas com alteração no horário – excepcionalmente das 13h às 17h. O motivo da mudança é não bloquear uma das principais vias da cidade durante o período que milhares de estudantes se locomoverão para o segundo dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

As liberações da ciclovia e ciclofaixa de lazer acontecem nos dois sentidos, entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação. O trânsito será desviado para as ruas do entorno como Alameda Santos, Rua São Carlos do Pinhal e Rua Haddock Lobo. O mesmo esquema já havia sido testado no último domingo para carros e transporte coletivo.

O acesso de moradores e hospitais da região também está assegurado. Segundo a prefeitura, a CET será responsável por conduzir os automóveis até a esquina mais próxima, contanto que o limite de 10 km/h seja respeitado. Além disso, haverá faixa exclusiva no caso de hospitais como o Santa Catarina e demais estabelecimentos sem acesso às transversais da Avenida Paulista, como o Club Homs.