Livros dão dicas para educar os filhos

  Uma das perguntas mais recorrentes – ou ao menos deveria ser - na cabeça de pais e professores é “como educar as crianças de verdade?”. A resposta, com certeza, não é tão simples quanto a pergunta formulada, mas é possível buscar ajuda em livros e guias escritos por psicólogos, psiquiatras, pedagogos e, até  mesmo, adolescentes que se colocam no lugar dos pais para tentar entender aspectos como relação, disciplina, conversa e demonstração de afeto.

  Acompanhe algumas dicas de leitura que vão apontar caminhos e sanar muitas das dúvidas que causam ansiedade e preocupação na hora de pensar a educação dos filhos.

 

• Superdicas Para Educar Bem Seu Filho

O livro da psicóloga Dora Lorch traz dicas de como agir quando a criança faz birra, se joga no chão e começa a gritar porque quer algo. A autora também aborda a reação dos filhos à separação dos pais. A obra explica ainda se é possível disciplinar apenas na base do diálogo e dá dicas de como agir com adolescentes que tiram qualquer um do sério.

Editora Saraiva

 

• Coaching Para Pais e Mães – Saiba Como Fazer a Diferença no Desenvolvimento de Seus Filhos

Escrito pela especialista em coaching, BibiannaTeodori, a publicação propõe aos pais um processo de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima como maneira de transmitir mais segurança aos filhos, garantindo a educação adequada. O livro também aborda dúvidas e sentimentos conflituosos que muitas mães têm ao lidar com a culpa por ter de conciliar rotina profissional e pessoal.

Editora Matrix

 

• Adolescentes: Quem Ama Educa!

O psiquiatra e educador Içami Tiba compartilha com pais e professores as dificuldades para lidar com a educação de filhos e alunos na nova geração de adultos jovens, a chamada Geração Y. O autor aborda ainda os desafios do mundo corporativo para absorver e reter as mentes geradoras da nova mão de obra para o século 21.

Editora Integrare

 

• Disciplina: Limite na Medida Certa

  Também escrito por Içami Tiba, a obra relata como descobrir o limite entre a liberdade e o autoritarismo na relação familiar está ficando cada vez mais difícil. Para o autor, os pais “modernos” não gostam de contrariar seus filhos e querem poupá-los, mas o erro se encontra nesse momento. Dentre os assuntos abordados, o livro fala sobre: limites e disciplina na família; como se criam folgados e responsáveis; a liberdade e os novos tempos; o quarto dos filhos; e hora de estudar.

Editora Integrare

 

• Teenagers Explained: A Manual for Parents by Teenagers (em português, “Adolescentes Explicados: Um Manual para Pais Feito por Adolescentes”)

  O livro foi escrito pelas adolescentes inglesas Megan Lovegrove e Louise Bedwell, quando ambas tinham 17 anos. As autoras se basearam em suas próprias experiências e em entrevistas com 100 outros adolescentes para criar o guia de 200 páginas. Na obra, elas descrevem como educar por meio da visão dos próprios jovens. A publicação lançada em 2012 está disponível para compras no site da Amazon, mas somente em inglês.