Dicas importantes para a elaboração do cardápio escolar

A alimentação é a base para o ser humano. E ela é ainda mais importante para as crianças, fase de crescimento em que o corpo começa a se desenvolver e ganhar forma. Por isso, é fundamental que as crianças tenham um hábito de ter uma alimentação saudável e balanceada desde os primeiros anos e não acostumem apenas com comidas industrializadas. Para você que tem filho pequeno, aí vão algumas dicas na hora de montar um cardápio ideal enquanto ele estiver na escola:

Carboidrato - Responsável por garantir a energia, na maior parte das vezes vem no formato do pão, que varia entre o branco e o integral, mais aconselháveis, pois são mais ricos em fibra, vitaminas e minerais, auxiliando também no bom funcionamento do intestino. O pão, em alguns momentos, é substituído por tapioca, pão de queijo, esfiha e biscoito integral.

Proteína - É a parte do alimento em que se encontram os aminoácidos, moléculas responsáveis pelo crescimento dos tecidos e recuperação dos machucados. Pode ser queijo ou requeijão, até porque o excesso de laticínios pode induzir a superprodução de muco, então, em épocas de resfriados e gripes, ele pode agravar a situação. Em seu lugar, colocamos como alternativas o ovo e o atum.

Vitaminas e minerais - Nada melhor do que uma fruta. De preferência, a da estação, pois, dessa maneira, elas estão frescas e não precisam de tanto agrotóxico para vingar.

Cuidado com os alimentos industrializados - Leia sempre o rótulo, se em um dos três primeiros elementos contiver açúcar ou um derivado, opte por outra coisa, por causa do efeito rebote.

Tente introduzir uma fibra, fruta, castanha, ou fruta seca - Isso faz com que a glicemia fique estável e, consequentemente, o rendimento melhor.

Preste atenção ao suco industrializado - Dê preferência ao natural, água, ou água de coco. Mesmo o suco natural deve ser dado a crianças com cuidado, pois pode atrapalhar a alimentação. 

Entendeu as dicas mas deseja procurar um nutricionista para saber mais detalhes? Encontre bons profissionais em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui! Em outra região, clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal