Como escolher um encanador

Para saber como escolher um encanador eficiente, que faça um bom trabalho, que realize os procedimentos com segurança e que atenda suas expectativas, separamos algumas dicas e orientações que podem ser muito importantes antes de definir qual profissional vai te atender para uma emergência ou para uma obra maior.

É fundamental ter paciência para saber como escolher um bom encanador, pois a palavra de ordem neste caso é pesquisar. Para fazer uma escolha certeira, é preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar.

É muito improvável que, de primeira, você acerte na escolha de um bom encanador sem obter mais informações a respeito do modo de trabalho do profissional, qualidade do serviço, valores cobrados, atrasos, qualidades, entre outros.

E o primeiro passo da pesquisa é ouvir uma segunda opinião. Você pode escolher um encanador através da sugestão de amigos ou em uma busca na internet. O fato é que, em ambos os casos, você precisa ouvir o relato de pessoas que já contrataram o serviço do profissional ou da empresa em questão. Não economize nos detalhes!

Tente saber qual a obra/serviço/emergência que o encanador ou a empresa foi contratado para realizar, quanto tempo demorou para o serviço ser realizado, qual valor foi cobrado, quais as principais vantagens ou benefícios de se contratar este profissional, quais as principais desvantagens e se o cliente ficou satisfeito com o serviço realizado.

Depois de fazer uma pesquisa básica sobre o encanador que será contratado para o serviço, você pode apresentar ao profissional as suas condições de trabalho. Assim, é possível estabelecer uma relação totalmente clara e transparente, onde cada um dos envolvidos saberá das suas responsabilidades.

Apresente ao encanador as suas exigências

Quando você for apresentar ao encanador as suas exigências, não se prenda ao que é básico do serviço. Quanto mais claros forem os seus apontamentos, melhor para você e para o encanador.

Logo, diga o que você quer que seja realizado, qual o resultado que você espera, escute as sugestões que ele pode fazer a respeito do serviço e faça um último balanço, necessário para saber se o encanador em questão é o profissional adequado para trabalhar para você. Em alguns casos, principalmente para serviços muito específicos, ele pode não ter a experiência necessária e acabar sugerindo um colega.

Outras informações importantes a respeito do encanador

Existem outros procedimentos importantes que você deve adotar antes mesmo de contratar o encanador. É fundamental que você mesmo saiba quais são os problemas que sua casa apresenta para escolher o profissional apropriado. Nas residências, existem dois tipos básicos de problemas que podem ser resolvidos por encanadores diferentes:

Os problemas menores são muito comuns e podem acontecer até com certa frequência, como é o caso de ralos entupidos, vazamento nas torneiras, vazamento nos registros, problema de drenagem, entre outros.

Os problemas maiores são mais complicados de serem resolvidos, como furos nas tubulações, vazamentos de origem desconhecida nas tubulações, entre outros casos que precisam de reparação completa do encanamento.

Logo, se você sabe qual é o tipo de problema que você precisa resolver, é mais fácil fazer uma pesquisa direcionada do encanador e acabar encontrando o profissional adequado com mais rapidez e agilidade.

Como lidar com as críticas sobre o encanador

E se durante sua pesquisa você encontrar muitas críticas sobre o encanador, o que você deve fazer? A resposta correta é: depende. Todos os profissionais são vítimas de críticas, pois existem clientes que sempre estão insatisfeitos.

A melhor maneira de saber lidar com críticas a respeito de um profissional é tentar buscar fatos e acontecimentos concretos, e não apenas opiniões vazias. Portanto, críticas importantes são aquelas a respeito do resultado do trabalho, faltas, atrasos, dificuldade de relacionamento, problemas com preço (custo adicional do serviço), embriaguez em local de trabalho, entre outras.

Prefira sempre opiniões com embasamento. É claro que se, no geral, você encontrar mais críticas do que elogios, procure por outro profissional, evitando, assim, dores de cabeça.

Tenha um encanador sempre disponível na sua agenda

Os problemas com encanamento, principalmente os mais comuns, chegam sem avisar e nos pegam de surpresa. Em casos de urgência precisamos contar com um encanador e não podemos esperar muito pelo profissional.

É muito comum entrarmos em contato com um encanador que só pode nos atender na semana que vem, ou daqui a 15 dias. Por isso, você precisa contar com um encanador para reparos imediatos, que está quase sempre disponível, especializado em atendimentos de urgência.

Em contato com os encanadores durante a sua pesquisa, pergunte para eles qual a disponibilidade para atendimentos emergenciais, como é feita a cobrança (diária, hora de trabalho, tipo de problema), deixe claro suas exigências e conte com um profissional que possa te atender quando você mais precisa.

Deixe o trabalho formalizado

Se possível, crie um contrato de prestação de serviço, principalmente para obras maiores, que envolvem troca de encanamento. Caso você ache que seja necessário, utilize o mesmo modelo de contrato para pequenos serviços e reparos.

Os encanadores que aceitam trabalhar de acordo com as normas estabelecidas no contrato se mostram mais comprometidos com o trabalho, tendem a cumprir rigorosamente os prazos e outras questões que foram combinadas. Mas é claro que o contrato vale para ambas as partes envolvidas, e você precisa realizar os pagamentos sem atraso e oferecer todas as condições de trabalho para o profissional.

Escolha um profissional perto de você

A última orientação é escolher um encanador que esteja perto de você. Principalmente na escolha de profissionais liberais, tente ficar com um encanador local, conhecido na região, que tenha feito trabalho para pessoas de perto e que tenha ainda mais mobilidade para emergências.

Na própria internet é possível fazer uma pesquisa por região. Mesmo assim, não fique restrito aos encanadores que fazem publicidade na internet, pois existem profissionais que estão longe da rede mundial de computadores, mas estão mais perto do que você imagina!