Como pintar portas de madeira

As portas de madeira são um símbolo de sofisticação em projetos de arquitetura, mas exigem cuidados redobrados, quando comparadas a outros tipos de portas disponíveis no mercado da construção. Um dos passos mais importantes no cronograma de cuidados e manutenção das portas de madeira é, justamente, o processo de pintura dessas estruturas. Existem produtos especializados para esse procedimento, indicados para ampliar de maneira significativa a vida útil e a beleza da madeira.

Além de optar por produtos de marcas conceituadas no mercado, algumas outras dicas podem ser implementadas durante a pintura da porta de madeira, a fim de que o resultado final seja o mais proveitoso e qualificado possível. Separamos aqui algumas informações que podem ser muito úteis para aqueles que estão planejando a pintura de portas de madeira. Ao seguir as recomendações, é possível valorizar ainda mais o requinte, a imponência e a elegância da madeira nos ambientes. Confira!

Dicas para pintar portas de madeira

As dicas para pintar portas de madeira têm relação direta com o período mais adequado para a realização do trabalho, a escolha dos materiais e a parte prática da pintura. Veja as 5 recomendações fundamentais de especialistas:

1. O momento ideal para pintar portas de madeira – Os especialistas são unânimes ao afirmar que o melhor momento para colocar em prática a pintura de uma porta de madeira é em um dia com baixa umidade do ar. Este clima ajuda a tinta ou verniz a secar mais rapidamente.

2. Como repaginar a porta de madeira – Se a pintura está sendo feita em uma porta antiga, que precisa passar por uma repaginada, é ideal escolher tintas Epóxi à base de água ou um verniz apropriado.

3. Proteção reforçada – A hora da pintura da porta de madeira é uma excelente oportunidade para reforçar a proteção da estrutura como um todo. Para isso, vale apostar em tintas epóxi com perfil de ultraproteção contra insetos e fatores externos.

4. Materiais – Os materiais necessários para pintar uma porta de madeira são básicos: jornais para proteger o chão, máscara e óculos de proteção, bandeja para tinta, rolo médio, lixa, trincha, rolo pequeno para os detalhes, fita e espátula. Lembrando que os rolos devem, preferencialmente, ser de espuma.

5. Preparação da estrutura – Antes de pintar a porta de madeira, analise se ela precisa de uma preparação especial, como um lixamento mais intenso. A superfície precisa estar completamente sem brilho antes de receber o acabamento com tinta ou verniz.

Passo a passo para pintar porta de madeira

Antes mesmo de começar a preparar a porta para receber a pintura, certifique-se de que o chão esteja bem protegido contra respingos de tinta e verniz, pois estes produtos podem manchar pisos e outros revestimentos. Proteja todo o ambiente com jornal ou lona.

O segundo passo é justamente preparar a superfície da porta para receber a tinta. Para isso, é possível lixar a estrutura, para que o produto consiga entrar melhor na madeira. Depois de lixar, limpe a porta com um pano umedecido, apenas para retirar a poeira acumulada.

Antes da pintura de acabamento, faça a aplicação de um selante, a fim de tornar a madeira mais resistente. O mais indicado é que este selante tenha uma fórmula sem solventes e que apresente um perfil ecologicamente correto. A mesma recomendação vale para os outros produtos que serão utilizados.

Pode ser necessário, em alguns casos, corrigir desníveis da porta de madeira. Para isso, utilize uma massa específica para madeiras, com perfil nivelador. Em seguida, faça a preparação da tinta ou verniz, colocando o produto na bandeja. No momento de pintar a porta, o rolo deve ser passado na bandeja, o excesso de produto precisa ser removido e, só então, a pintura deve começar. A recomendação dos especialistas é sempre pintar de baixo para cima, e da esquerda para a direita, pois, assim, o aspecto visual do acabamento fica mais bonito.

Outra dica: na hora de pintar o batente da porta de madeira, empregue a trincha. Se for necessário aplicar uma segunda demão, espere a primeira demão secar completamente.

As melhores tintas e produtos para pintar porta de madeira

A tinta Epóxi Base Água é um dos produtos mais qualificados para a pintura de porta de madeira. Essa tinta pode ser encontrada em uma grande variedade de cores e apresenta excelente resistência. Os esmaltes à base de água também garantem uma pintura mais facilitada, sem odor e com secagem muito mais rápida.

No caso do verniz, vale escolher a cor que combine mais com o tipo de madeira. O mercado oferece inúmeras opções, como vernizes com perfil e tonalidade de cerejeira, mogno, jacarandá, imbuia, entre outras madeiras. Ainda é possível escolher entre o verniz marítimo, o verniz duplo filtro solar com aditivo que protege contra raios ultravioletas, etc.

Em busca do resultado perfeito!

Pintar uma porta de madeira com perfeição exige técnica, produtos de qualidade e o cumprimento de alguns passos fundamentais, como os listados acima. Além disso, é importante ter atenção aos detalhes para realizar um trabalho com a qualidade esperada. Isso inclui o uso de fita adesiva nas extremidades da porta, para não sujar a parede ao redor; o uso de uma boa base antes da tinta e a realização da pintura sem a presença de acessórios na porta, como a fechadura e a maçaneta, por exemplo. Lembre-se também de pintar apenas na vertical a superfície da porta e na horizontal somente as bordas, caso elas fiquem evidentes no projeto.