Como limpar e cuidar de portas de alumínio

As pessoas que resolvem investir em componentes de alumínio, principalmente no setor da construção civil, estão interessadas em dois fatores que se destacam neste tipo de metal: beleza e durabilidade.

O alumínio, muito conhecido pela sua resistência mecânica, brilho intenso e pelas propriedades anticorrosivas, apresenta ainda mais vantagens ao consumidor final, pois não risca facilmente, combina com vários tipos de decoração, pode ser pintado sem problemas, etc...

Porém, como todos os tipos de materiais, o alumínio precisa receber alguns cuidados que podem ser considerados como uma espécie de manutenção. E o senso comum leva muitas pessoas a pensarem que, por ser um metal inoxidável, logo sua resistência é maior, o que permitiria ao alumínio ter contato com qualquer tipo de produto, não é mesmo?

Porém, a solução não é tão simples quanto parece. Aliás, fazer a manutenção, a limpeza e o cuidado correto em portas de alumínio pode ser mais complexo do que você pensa. O importante é adotar medidas corretas.

Como fazer a remoção de sujeira das portas de alumínio?

As portas de alumínio são instaladas nas sacadas, na cozinha e na área de serviço, na maioria dos casos. É muito comum elas ficarem bem ao lado do fogão, perto de um forno à lenha, em um ambiente próximo de uma chapa ou churrasqueira, da máquina de lavar roupa e de outros equipamentos que podem espalhar algum tipo de sujidade.

Qual a melhor maneira de fazer a limpeza constante, a manutenção ou até mesmo a higienização completa da porta de alumínio?

A resposta não poderia ser mais simples, básica e surpreendente: apenas água e sabão detergente. Só isso e nada mais. Preste bastante atenção neste “nada mais”, pois é exatamente isso: qualquer coisa diferente de água e sabão detergente pode causar danos ao alumínio, prejudicar a beleza da peça, manchar a porta, entre outros problemas.

A limpeza não deve ser feita com detergente em abundância, e sim com apenas algumas gotas. Depois de aplicado o sabão, é importante esfregar a superfície da porta com uma esponja macia. Em pouco tempo a sujidade começa a sair. É por isso que o alumínio é utilizado nas pias e outros componentes que mantêm contato direto com gordura e outros tipos de agentes agressivos. A limpeza é fácil e simples, e a mesma lógica que vale para a pia da cozinha, peça que a maioria das pessoas limpa com água e detergente, serve para a porta de alumínio. Não é mais simples do que parece?

Um detalhe importante e que vale a pena ser reforçado: esponjas macias não são esponjas de aço, pois a “palha de aço”, mesmo que utilizada de forma muito leve, sem força, vai retirar o brilho do alumínio, deixar a superfície arranhada ou totalmente fosca.

O que você não deve usar para limpar a porta de alumínio

É importante sempre mostrar os dois lados da moeda. Além de apresentar o procedimento correto para remover a sujeira da porta de alumínio, que tal destacar aquilo que não deve ser usado?

A limpeza da porta de alumínio não deve ser feita com removedor de gordura e produtos químicos desengordurantes em geral. Se você já usou e não aconteceu nenhum problema com a peça de alumínio, isso não significa que você deve utilizar de novo, e muito menos rotineiramente. Lembre-se de que há consequências imediatas, mas também aquelas de médio e longo prazo. É natural que em um metal resistente como o alumínio o desgaste químico provocado pela higienização incorreta venha com o passar do tempo, com a repetição de medidas inadequadas.

Outro perigo para a porta de alumínio: os limpadores feitos à base de petróleo. Nas primeiras aplicações impressionam pelo brilho intenso. A porta fica linda! Mas, em pouco tempo, o acúmulo do próprio produto acaba danificando o acabamento da porta de alumínio de forma definitiva. Logo, nada é melhor e, inclusive, mais barato do que água e sabão detergente neutro.

Como fazer a limpeza dos cantos da porta de alumínio

A porta de alumínio não é composta por uma chapa única de alumínio. Por causa dos diferentes acabamentos, a porta apresenta vários cantinhos que precisam ser limpos de forma correta.

Para fazer a remoção da sujeira acumulada nos cantinhos, não é recomendado utilizar agulhas, pregos e outros objetos perfurantes. Se o alumínio ficar arranhado de forma permanente, o prejuízo é incalculável, então não vale a pena correr o risco. Se a porta estiver pintada, o objeto perfurante vai danificar não apenas a estrutura de alumínio, mas também remover a tinta e deixar o aspecto da porta bastante feio.

A melhor opção para fazer a limpeza dos cantos e dos acabamentos da porta de alumínio é com o uso de pincel bastante macio. Em posse do pincel, basta utilizar água e detergente neutro também para remoção da sujeira dos cantos. Com poucas pinceladas a sujidade já começa a sair. Se for preciso, deixe a água e o detergente agirem por mais tempo, deixando a camada de sujeira úmida o suficiente para ser removida com o uso do pincel.

A melhor maneira de cuidar da porta de alumínio é através da prevenção

Você conhece o ditado que diz que “é melhor prevenir do que remediar”? Com as portas de alumínio, este ditado está totalmente correto. Perceba que ao longo do artigo frisamos algumas vezes o que você deve evitar: desengordurantes, produtos químicos à base de petróleo, objetos pontiagudos, entre outros.

Outros cuidados devem ser tomados para evitar danos à porta de alumínio. Sempre que for pintar a parede ao redor da porta, faça a proteção do alumínio com adesivo de PVC. Nunca use esparadrapo, já que alguns tipos de cola mancham o alumínio definitivamente. Se algum tipo de tinta cair no alumínio, ela deve retirada imediatamente com água e detergente neutro.

Outra dica importante: o alumínio não deve ser lubrificado. Pelo contrário, o uso de alguns lubrificantes mancha a porta de alumínio. Siga essas dicas e preserve seu investimento!