Você está levando seu carro na oficina certa?

Quem é apaixonado por carro sabe bem que o veículo merece um cuidado especial. Até mesmo aqueles que possuem um carro somente por conveniência, devem saber que nada substitui um serviço de qualidade no que se refere à manutenção e revisão do veículo.

Mas como escolher o local ideal? Será que a sua oficina tem profissionais aptos para arrumar seu carro? As peças são de boa procedência?

Não pense que escolher a oficina ideal exige somente a indicação de um parente ou amigo. Existem centenas de modelos de carros e, assim como em qualquer profissão, os mecânicos e oficinas são especializados. Por isso, na hora de optar por um prestador de serviços, vale ficar atento aos detalhes.

Confira essas dicas para escolher a oficina ideal:

Reputação

Converse com seus conhecidos. Isso provavelmente lhe dará boas informações sobre onde não ir. Além disso, por meio de experiências positivas de amigos, você saberá quais oficinas visitar para seguir com os próximos passos.

Condições e certificação

Analise a organização do local e verifique as condições dos aparelhos. Espera-se que uma boa oficina mecânica tenha bons equipamentos e se preocupe em atualizar-se com frequência. Peça para conhecer o local e avalie se eles possuem elevador automotivo em boas condições, alinhadores de direção, guincho hidráulico, entre outros equipamentos.

Peças originais

De nada adiantará um serviço bem-feito se a peça não for de qualidade. Em alguns casos, você poderá comprar e levar sua peça para a oficina mecânica realizar o serviço, mas, em outros, o próprio local oferece a peça para venda. Neste caso, converse com o vendedor ou responsável e deixe claro o que você quer.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor prevê no Artigo 41 que o uso de peças recondicionadas ou seminovas exige a autorização do cliente. Se você não deu essa autorização, a peça deve ser nova.

Nota fiscal e garantia

Todo serviço realizado pelas oficinas no Brasil tem um prazo de garantia de 90 dias, segundo o Procon. Sendo assim, você pode voltar e solicitar o reparo sem custo dentro deste período, caso o serviço apresente alguma falha.

Para garantir este direito, lembre-se de solicitar a Nota Fiscal. Não tenha receio de pedir, pois é seu direito!