Economize combustível com 10 atitudes simples

Economize combustível com 10 atitudes simples

Existem várias formas de fazer com que o carro ande mais quilômetros a cada litro de combustível. Algumas dicas e atitudes simples do dia a dia podem garantir uma boa economia. Confira:

1 - Pneus calibrados

No máximo a cada 15 dias, o pneu deve ser calibrado, pois a calibragem errada influencia diretamente em 20% do consumo.

2 - Trocar a marcha no momento correto

No manual do proprietário existem informações sobre a velocidade certa para a troca de marchas, que vai depender do torque do carro. Trocas antecipadas ou atrasadas fazem o carro gastar mais combustível.

3 - Menos peso, mais economia

Um carro mais leve vai exigir menos combustível. A dica é verificar itens inúteis que estão no veículo e livrar-se deles.

4 - Vidros fechados sempre que possível

Especialmente quando se dirige a mais de 80 km/h, o recomendado é manter sempre os vidros levantados, pois isso influencia muito na aerodinâmica do carro.

5 - Gasolina aditivada vale a pena?

A aditivada contribui na limpeza do motor, e um motor mais limpo traz resultados na economia de combustível.

6 - Como estão as velas do seu veículo?

As velas têm grande influência no consumo de combustível. Isso porque elas geram energia na câmara de combustão e quando não funcionam bem, a queima fica irregular e o combustível injetado passa a ser maior.

7 - Tire o pé do acelerador

As aceleradas desnecessárias e ríspidas aumentam muito o consumo de combustível. Saiba que um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h em comparação com quando está a 80 km/h

8 - Faça o alinhamento das rodas

Este cuidado faz toda a diferença, pois quando o veículo está fora de geometria, as rodas giram ao mesmo tempo em que são arrastadas.

9 - Ar condicionado vale a pena?

Quando possível, vale a pena deixar o ar desligado, pois ele faz o carro consumir 20% a mais.

10 - Quando foi feita a troca dos filtros?

O filtro de ar e de combustível interferem na mistura na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais. Faça a troca conforme a recomendação do fabricante.