7 dicas antes de comprar comprar um carro usado

Comprar carro usado pode ser ótimo negócio. Preços mais baixos, garantias estendidas e facilidade para encontrar maior variedade de modelos atraem o consumidor. Contudo, antes de fechar negócio verifique alguns itens fundamentais por segurança, evitando problemas e gastos futuros.

1. Óleo - É a primeira manutenção a ser realizada e imprescindível para a vida útil do motor. A lubrificação deficiente pode causar grandes danos.

2. Bateria - A caixa não pode estar estufada. Veja também se há rótulos queimados nas bordas ou se existe algum tipo de vazamento nos polos. Para garantir, dê três partidas seguidas no veículo para conferir o funcionamento da peça.

3. Pneus - Não aceite pneus carecas e fique atento a desgastes ou irregularidades. Além disso, verifique o estepe do carro. Afinal, nunca sabemos quando podemos precisar dele.

4. Amortecedores e suspensão - Antes de tudo, verifique possíveis vazamentos nos amortecedores. No teste de percurso, veja se o veículo permanece estável em curvas e fique atento a barulhos estranhos na suspensão.

5. Alinhamento e balanceamento - Vibrações na direção durante o teste de percurso indicam a necessidade de realizar o balanceamento. Caso o carro esteja pendendo para algum dos lados, é preciso fazer o alinhamento.

6. Freios - Ruídos no momento em que os freios são acionados? Isso significa que é momento de fazer a manutenção. Com o carro estacionado, atente para o funcionamento das luzes de anomalia para a altura do freio de mão.

7. Ventilação - Acione o sistema para verificar se a refrigeração funciona. Em caso de ineficiência, será necessária a troca de filtros. Além disso, aproveite para fazer a higienização, evitando odores dentro carro.

Você pode decidir se vale mesmo a pena comprar um carro usado a partir destes testes e precauções. Em muitos casos, gastar com manutenção de algumas peças pode ser mais interessante do que comprar um veículo novo. Lembre-se da importância de levar o carro para revisões com frequência, garantindo diagnóstico seguro e real das condições de cada item verificado.

Gostou das dicas? Encontre agências de carro em São Paulo clicando aqui e no Rio de Janeiro aqui. Está em outra região? Clique aqui!

#PasseAntesNoiLocal