Proteja sua cozinha de fungos e bactérias!

  A cozinha é um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. Mantê-la completamente livre dos micro-organismos é praticamente impossível, porém, com alguns cuidados diários é possível proteger o local e reduzir sensivelmente os riscos de contaminação.

  Acompanhe algumas dicas das professoras Eliana Santos e Verônica Cortez Ginani, responsáveis pelo Laboratório de Higiene dos Alimentos, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UNB). Segundo elas, utilizar procedimentos adequados de higienização é a etapa inicial para evitar o aparecimento de fungos e bactérias na cozinha.

Higiene e cuidados pessoais:

1- Evite o acúmulo de restos de alimentos.

2- Não utilize a esponja de lavar louças por muito tempo. Recomenda-se trocá-las a cada duas semanas. Não deixe a esponja em local úmido (dentro de recipientes com sabão), limpe e retire toda a sujeira e sabão ao final do dia de uso.

3- Não utilize utensílios de madeira (tábuas, colheres etc.), substituindo-os por utensílios de aço inox ou polietileno, ou outro material não permeável.

4- Evitar o uso de panos de prato e, quando imprescindível, não utilizar panos úmidos e fervê-los após o uso.

5- Não utilize os mesmos utensílios durante a manipulação de alimentos crus e cozidos, evitando inclusive manipulá-los ao mesmo tempo.

6- Lave as mãos sempre e antes de manipular alimentos e ao trocar de atividade.

7- Não tossir, fumar ou falar em cima dos alimentos.

8- Proteja os cabelos e retire adornos (brincos, pulseiras, colares etc.) quando estiver manipulando os alimentos.

9- Não descongele e recongele alimentos sem processá-los.

10- Mantenha alimentos perecíveis (carne, leite e derivados, alimentos preparados) sempre refrigerados ou congelados.

11- Garanta que animais e insetos não circulem dentro da cozinha.

 

Cuidados para evitar a contaminação de frutas e legumes que ficam fora da geladeira:

1- Evite que o teto e as paredes apresentem alta umidade, pois esta condição é propícia para o desenvolvimento de fungos.

2- Evite contato com alimentos contaminados (para evitar a contaminação cruzada).

3- Antes de utilizá-los, faça a higienização. No caso de alimentos que serão consumidos crus e com casca, lavar com água e sabão e depois colocá-los em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária com indicação de uso para desinfecção de hortaliças). Use uma colher de sopa em 1 litro de água ou produto próprio para desinfecção de frutas e hortaliças.