Cuidado com suplementação alimentar

Pessoas que frequentam academias em busca de um corpo perfeito cada vez mais têm utilizado a suplementação alimentar como modo de ganhar massa muscular, ou mesmo para perder gordura corporal. A questão é: esses suplementos podem fazer mal a saúde? 

Confira uma relação de mitos e verdades sobre os efeitos dos suplementos alimentares:

1- O uso excessivo de suplementos é prejudicial à saúde?

Verdade! Mesmo que alguns produtos possuam apenas componentes naturais em sua composição, o exagero no consumo pode, sim, causar problemas. Além do ganho de peso, o alto nível de proteína no organismo pode gerar sobrecarga renal, desequilíbrio metabólico, intoxicação hepática, além do aumento do processo inflamatório.

2- Eles possuem o mesmo funcionamento dos anabolizantes?

Mito! Os suplementos são feitos para suprir algumas carências nutricionais do organismo. São compostos naturais oferecidos pelos alimentos. Já os anabolizantes são medicamentos que envolvem hormônios masculinos e necessitam de prescrição médica para consumo.

3- Os suplementos garantem a hipertrofia muscular?

Mito! O uso adequado dos suplementos, combinado com um treino bem elaborado, pode alcançar ótimos resultados como um corpo mais magro e musculatura definida. Mas músculos grandes dependem essencialmente de exercícios e alimentação correta.

4- Eles podem parar de fazer efeito ao longo do tempo?

Mito! O efeito não se perde. A verdade é que o organismo sofre mudanças naturais que podem aumentar ou diminuir a carência pelo suplemento. É importante sempre alternar os treinos para manter o estímulo de todos os músculos.

De todas as maneiras, é imprescindível o cuidado na suplementação alimentar. O ideal é que seja feita com acompanhamento médico e de um profissional da área de educação física para alcançar a meta de um corpo bem modelado e, ao mesmo tempo, saudável.