Página inicial > Guia de Cidades > Taubaté

Taubaté

Taubaté

Cidade onde nasceu o escritor Monteiro Lobato, Taubaté está estrategicamente localizada no Vale do Paraíba, quase no centro do eixo Rio-São Paulo e a apenas 45 km da famosa estância de Campos do Jordão. Encravada entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, atua ainda um dos acessos aos balneários do litoral paulista. O posicionamento privilegiado levou o município a desenvolver um importante pólo industrial, abrigando, inclusive, a fábrica de uma das principais montadoras de automóveis do País. Apesar disso, Taubaté conseguiu manter o equilíbrio entre tecnologia e natureza. São várias as atrações para quem a visita, entre elas o Horto Florestal e alguns parques municipais.

O que fazer em Taubaté:

Tradicionais na região, as peças executadas pelos figureiros (artesanatos em barro que retratam santos e figuras folclóricas) podem ser encontradas nos vários ateliês da Rua Imaculada Conceição. Taubaté tem ainda outros dois eventos que atraem gente de toda a região: um deles é o Mercatau, feira de automóveis que já se tornou atrativo turístico; e o outro é o Pátio da Barganha, uma feira que já existe há mais de 100 anos e surgiu como local de escambo entre os moradores. A tradição das trocas, aliás, ainda hoje permanece entre alguns freqüentadores.

O que visitar em Taubaté:

Taubaté possui vários museus, embora o mais procurado seja o Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, instalado no local de nascimento do escritor. Conhecido como Sítio do Pica-Pau Amarelo, o casarão de estilo colonial que abriga o acervo foi construído em 1860 e está cercado por mangueiras, jaqueiras e outras árvores centenárias. Outros locais que valem uma visita são o Museu Mazzaropi, próximo ao local onde o cineasta realizou a maioria de suas produções, e o Borboletário de Taubaté, com cerca de 300 borboletas.

BUSQUE NA CIDADE DE Taubaté