Página inicial > Guia de Cidades > Sumaré

Sumaré

Sumaré

Apesar do crescimento acelerado, Sumaré preserva características típicas de cidade do interior, como praças arborizadas, locais para caminhadas e espaços de convivência. Por outro lado, a grande concentração de indústrias deu ao município a segunda maior população da Região Metropolitana de Campinas, além de fomentar uma bem-estruturada rede de serviços e comércio. Além dos negócios gerados pela intensa atividade industrial, os visitantes são atraídos pela história da cidade, ligada à ferrovia e à forte imigração de europeus. Sumaré também integra o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia e cresce a cada ano no chamado turismo rural, já que toda a região é rica em belezas naturais e diversidade agrícola.

O que fazer em Sumaré:

O Acampamento Batista é um local de repouso para corpo e mente, com piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, capela, paredão de rapel, campo de bocha e 100 mil m² de áreas verdes. Já a Associação Pró-Memória é um espaço onde o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a história da região. Uma das curiosidades de Sumaré, que tem atraído até turistas estrangeiros, são os Assentamentos da Reforma Agrária, com destaque para a produção de frutas e doces. Outro reduto com características peculiares é a Fazenda Vaughan, propriedade de uma família norte-americana que veio para o Brasil após a Guerra de Secessão. Ela possui alojamento, refeitório, capela, paiol, escolinha, ruínas de gerador de energia, pesqueiro, cocheira centenária, ordenha mecânica, piscina, campo de futebol, quadra de vôlei etc.

O que visitar em Sumaré:

No Horto Florestal, o visitante encontra trilhas ecológicas de vários níveis de dificuldade, além de viveiro de plantas. Para os que viajam com crianças, a boa pedida é o parque aquático Paraíso das Águas. Com 100 mil m², o local oferece sete piscinas, quadras, vestiários, lanchonete, três tanques para pescaria e quiosques para churrasco, tudo informatizado por meio de cartões. Outros pontos turísticos badalados de Sumaré são a Represa Marcelo Pedroni, o Casarão da Fazenda Sertãozinho (1870) e a Estação Ferroviária, inaugurada em 1875 e reconstruída em 1916.

BUSQUE NA CIDADE DE Sumaré