Página inicial > Guia de Cidades > São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Principal cidade do noroeste paulista, a 450 km de São Paulo, São José do Rio Preto é um grande centro comercial, industrial e de serviços, visto como uma terra de oportunidades e negócios. Apesar disto, e de ter mais de 400 mil habitantes, costuma ser apontado como um dos municípios brasileiros de melhor qualidade de vida. Mas seu maior destaque se deve ao centro médico-hospitalar, que tem reconhecimento internacional pelas pesquisas na área de cardiologia e é referência no tratamento da aids e em transplantes de fígado. Talvez por isso também tenha uma agitada vida universitária e, por conseqüência, uma movimentada noite e uma boa programação cultural e de eventos. São pelo menos sete grandes centros universitários, a citar Unesp e Famerp (de medicina). Conhecida como a capital da Região dos Grandes Lagos, a cidade tem na represa municipal um de seus mais bonitos cartões-postais.

O que fazer em São José do Rio Preto:

Na cidade dos médicos, por que não tomar um banho em águas com propriedades terapêuticas? Pois é com esta finalidade que muitas pessoas vão à estância Thermas Internacional. Se a pedida é por mais emoção, a represa municipal tem passeios de barco e outros esportes aquáticos. Mas se a estada é com filhos pequenos, o melhor é aproveitar a Cidade da Criança, um conglomerado de 6 alqueires com pista de skate e aeromodelismo e mais de 200 brinquedos, dos quais as sensações são a “ponte do rio que cai” e o "foguetão".

O que visitar em São José do Rio Preto:

Independente da religião seguida, a Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, de arquitetura bizantina, vale uma visita. Concluída em 1942, a igreja é resultado de uma promessa feita pelo bispo Lafayette Libânio à santa para proteger a cidade na Revolução de 1932. Além da opção sacra, a arquitetura inglesa da antiga fábrica da Swift, que em 1942 deu início à produção dos óleos "A Dona" e "A Patroa", e a estação ferroviária são pontos de atração na cidade, que conta ainda com boas alternativas naturais. Entre elas está o Parque Ecológico, um espaço educativo com brinquedos de madeira e trilha, e o Bosque Municipal, com mais de 500 animais.

BUSQUE NA CIDADE DE São José do Rio Preto