Página inicial > Guia de Cidades > São João de Meriti

São João de Meriti

São João de Meriti

Localizada na Baixada Fluminense, São João de Meriti é a cidade com a maior densidade demográfica do Brasil. Cortado pela Rodovia Presidente Dutra, que o interliga a outros pontos do Estado, o município nasceu e cresceu como "dormitório" de trabalhadores de outras regiões, sobretudo do Rio de Janeiro. Contudo, o "formigueiro humano" se desenvolveu e tem hoje no comércio varejista sua principal atividade econômica. O bairro Vilar dos Teles, por exemplo, já foi considerado "a capital nacional do jeans", mas entrou em declínio e viu a maioria de suas fábricas e lojas baixarem as portas após a abertura do mercado nacional a produtos importados, na década de 1990.

O que fazer em São João de Meriti:

Como faz divisa com a capital, é comum que os próprios moradores de São João de Meriti busquem a Cidade Maravilhosa como fonte de lazer. Dentro dos limites do município, uma das alternativas para quem procura entretenimento é o Shopping Grande Rio, maior centro comercial da Baixada Fluminense, com grandes lojas de departamento, cinemas, diversão eletrônica e praça de alimentação.

O que visitar em São João de Meriti:

O roteiro histórico inclui edificações antigas como a Igreja Matriz de São João de Meriti do Amarante (1601), já descaracterizada; a Fazenda Colubandê (1620), que tem a Capela de Nossa Senhora de Sant’Anna; a Fazenda Itaitindiba (1687), onde está a Capela de São José (e que possui trilhas, cavalgadas e doces caseiros); e a Fazenda da Luz, onde há a humilde Capela Nossa Senhora da Luz (estima-se que seja de 1647). Mais recentes e não menos interessantes são o Sítio São João e as ruínas da Fazenda Engenho Novo do Retiro, com áreas para caminhada e cavalgada.

BUSQUE NA CIDADE DE São João de Meriti