Página inicial > Guia de Cidades > Poá

Poá

Poá

Apesar da pequena extensão territorial (são apenas 17 km²), a estância hidromineral de Poá reserva boas atrações para quem a visita, seja a trabalho ou a lazer. A cidade dispõe de duas fontes de água mineral, famosas pelo alto teor de radioatividade e qualidades fisioterápicas. Outro trunfo da região é a atividade hortifrutigranjeira. Em sete dias de evento, a Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais, realizada anualmente no mês de setembro) chega a atrair 350 mil visitantes. Fora isso, a economia do município se baseia na prestação de serviços e comércio, além de um pequeno parque industrial. A ligação com a capital São Paulo (distância de apenas 28 quilômetros) se dá pela Rodovia Ayrton Senna.

O que fazer em Poá:

Quem passa por Poá tem como visita obrigatória a Fonte Áurea, dona da água mineral mais radioativa do País. Além de conhecer a fábrica de engarrafamento, o visitante pode comprar água a granel no local. Outra área de lazer é a Praça da Bíblia, que possui pista de caminhada, fonte, canteiros e playground. Quase ao seu lado, há a Praça de Eventos, com amplo espaço para atividades físicas e brinquedos para as crianças. Outra atração local é o Espaço Cultural conhecido por Casa da Estação (serviu de residência para o chefe da Estação Poá), que abriga todo mês exposições de diferentes artistas.

O que visitar em Poá:

Além da água indicada para vários tratamentos terapêuticos, Poá também carrega a fama da cura pela fé: foi lá que Padre Eustáquio realizou os primeiros milagres que o levaram a ser beatificado pelo Papa Bento 16. O roteiro turístico-religioso começa pela Igreja Maria Nossa Senhora de Lourdes, construída pelo próprio beato. Atrás dela encontra-se o Museu Pe. Eustáquio, que reúne objetos pessoais do padre, como seu característico chapéu preto, estolas, roupas e utensílios utilizados nas missas. Também estão expostos reproduções de jornais das décadas de 1930 e 40, com manchetes noticiando as curas realizadas por ele, além de livros e de documentos.

BUSQUE NA CIDADE DE Poá