Página inicial > Guia de Cidades > Itu

Itu

Itu

Localizado a 100 quilômetros da capital paulista, o município de Itu ganhou fama por ser a terra “onde tudo adquire proporções avantajadas”. A notoriedade atrai turistas de todas as regiões, mas os atrativos da cidade não se restringem a um orelhão com sete metros de altura ou a um semáforo gigante na praça da matriz. A estância turística também oferece um preservado centro histórico, fazendas centenárias, antiquários e excelente culinária. Itu é conhecida ainda pela beleza da natureza que a rodeia e por abrigar a fábrica de refrigerantes e cerveja Schincariol.

O que fazer em Itu:

As atrações históricas de Itu podem ser percorridas em um único dia, a pé. A começar pelas igrejas Matriz Nossa Senhora da Candelária (1780) e Santa Rita (1728). Já o Museu da Energia é uma boa pedida para adultos e crianças, com seu acervo dedicado a contar a história do uso doméstico da eletricidade. Outro passeio imperdível é a casa (1873) que abrigou a Convenção de Itu, marco do movimento que derrubou a monarquia no Brasil. Quem tem filhos pequenos pode ainda aproveitar as atividades da Fazenda do Chocolate, que, além de doces, tem passeios a cavalo, minivacas e charretes de pôneis. Apaixonados por golfe encontram em Itu um dos 10 melhores campos do esporte em todo o País.

O que visitar em Itu:

Itu é uma das cidades mais ricas em monumentos históricos em todo o interior paulista. A Chácara do Rosário (antigo Engenho Grande), por exemplo, preserva sua casa bandeirista projetada em 1756 por familiares de Balthazar Borba Gato. O atual proprietário conserva o mobiliário original. Já a fábrica São Luiz (1869) foi a primeira empresa paulista de tecidos movida a vapor. Por fim, vale uma visita ao Mercado Municipal (1905), projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado.

BUSQUE NA CIDADE DE Itu