Página inicial > Guia de Cidades > Itaquaquecetuba

Itaquaquecetuba

Itaquaquecetuba

Fundada em 1560 pelos jesuítas, a cidade de Itaquaquecetuba é um dos mais antigos povoados do Estado de São Paulo. Mas pouco se desenvolveu em seus 200 primeiros anos de história. Tanto que o primeiro censo realizado na então aldeia de Nossa Senhora D’Ajuda, em 1765, registrou a presença de apenas 117 homens e 109 mulheres. Hoje, a população local já ultrapassa 150 mil moradores, graças à explosão industrial iniciada a partir da década de 1970. As mais de 200 fábricas instaladas no município tiram proveito da proximidade com a capital e com o aeroporto internacional de Guarulhos, além do fácil acesso pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Com o crescimento econômico, Itaquaquecetuba também desenvolveu uma ampla rede de comércio, serviços e infra-estrutura urbana. E ainda conta com atrativos históricos datados da época de sua fundação.

O que fazer em Itaquaquecetuba:

A região é rica em alambiques, onde o visitante pode provar – e comprar – vários tipos de cachaças. Além disso, boa parte deles possui estrutura com mesinhas, doces e petiscos para acompanhar a degustação. Para aqueles que gostam de atividades junto à natureza, Itaquaquecetuba possui bons pesqueiros, sem falar no Parque Ecológico Municipal, um dos principais cartões-postais da cidade. A região central conta com restaurantes e barzinhos noturnos.

O que visitar em Itaquaquecetuba:

A cidade possui três grandes pontos turísticos: a Praça Padre João Álvares, a Fazenda Casa Grande (uma das primeiras casas bandeiristas da região) e a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda. Inicialmente uma capela construída em taipa de pilão no ano de 1624, a igreja (erguida em 1779) é a principal herança dos jesuítas que iniciaram o povoamento na região. Ao longo dos anos, o prédio sofreu várias reformas e modificações em sua fachada, mas ainda preserva características do tempo em que foi projetado.

BUSQUE NA CIDADE DE Itaquaquecetuba