Página inicial > Guia de Cidades > Indaiatuba

Indaiatuba

Indaiatuba

Na terra onde reinavam as palmeiras indaiá, e que já foi dominada pela cana-de-açúcar e café, hoje reina a uva que abastece o mercado paulista. Mas ela não é soberana. Em Indaiatuba, há também acerolas, morangos, batatas, tomates e derivados de leite que renderam mais do que benefícios à agricultura local: viraram parte de um roteiro turístico chamado de "sítio tour". Cidade de extremos, ela também tem um circuito só para apresentar seu parque industrial, com cerca de 500 empresas, dentre as quais a Toyota e o campo de provas da General Motors. Mas não se engane: a tradição por ali está sobre duas rodas, tanto nos campeonatos de motocross como nas bicicletas que dominam a paisagem. Município plano a 112 km da capital e a 22 km de Campinas, Indaiatuba une em seus 311 km² o caipira com o industrial, o urbano com o colono suíço, o relaxamento com esportes como o golfe, o beisebol e o pólo.

O que fazer em Indaiatuba:

Pedalar pelas ciclovias do Parque Ecológico, acelerar nos campeonatos de motocross, percorrer um trecho dos 209 km da Trilha Caminho do Sol, jogar pólo em um dos maiores centros do esporte no País, pescar, praticar beisebol ou golfe são as opções para não ficar parado. Mas a cidade oferece outros passeios, como a visita aos sítios da região, onde é possível comprar de frutas a licores. Para descontrair à noite, Indaiatuba tem boas alternativas de bares e restaurantes.

O que visitar em Indaiatuba:

Se a intenção é fazer turismo histórico, o city tour tem obrigatoriamente de passar pelo Casarão Cultural Pau Preto e pela Igreja Matriz, feitos de taipa no período colonial; pelo Museu Ferroviário, na antiga estação de trem (1911); pelo Mosteiro de Itaici, que é sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); pelo Shopping Jaraguá, instalado em um antigo cotonifício; e pela Praça Prudente de Moraes, com fonte luminosa e coreto. Fora da área urbana, vale percorrer a Colônia Helvetia, fundada por suíços em 1888 e que tem ainda igreja, escola e um clube de tiro.

BUSQUE NA CIDADE DE Indaiatuba